A Igreja Antiga

Módulo I do curso de História Universal da Igreja

Da era apostólica à conquista do Império: a Igreja nascente atravessa perseguições e martírios, consolida a doutrina com os Padres e vê a Cruz triunfar na história.

Curso Disponível na assinatura da Escola.

Curso Disponível na assinatura da Escola.

Curso Disponível na assinatura da Escola.

Curso Disponível na assinatura da Escola.

APRESENTAÇÃO DO MÓDULO

APRESENTAÇÃO DO MÓDULO

APRESENTAÇÃO DO MÓDULO

APRESENTAÇÃO DO MÓDULO

Este módulo percorre a Igreja nascente do Pentecostes à paz constantiniana. Situamos o anúncio apostólico no mundo romano e acompanhamos a rápida expansão da fé, com suas provações e seus frutos.

Entramos nas perseguições — de Nero a Diocleciano — e no testemunho dos mártires; vemos a defesa da fé pelos apologistas e a vida das primeiras comunidades: catecumenato, disciplina, caridade e a liturgia que começa a tomar forma.

Apresentamos os Padres Apostólicos e os grandes mestres dos primeiros séculos; examinamos as heresias que exigiram precisão doutrinária e os primeiros concílios, com o Credo e a Sagrada Escritura recebendo contornos definidos na Tradição.

Ao final, o aluno enxerga os alicerces da civilização cristã: personagens, textos e eventos essenciais da Igreja Antiga, lidos com fontes, contexto histórico e o olhar católico que guia todo o curso.

Professor:

Lucas Lancaster

Escritor e professor de História da Igreja, formado em História e mestre em Direito.

Professor:

Lucas Lancaster

Escritor e professor de História da Igreja, formado em História e mestre em Direito.

Professor:

Lucas Lancaster

Escritor e professor de História da Igreja, formado em História e mestre em Direito.

Professor:

Lucas Lancaster

Escritor e professor de História da Igreja, formado em História e mestre em Direito.

Aulas

01:10:03

Aula 1 - Como e por que estudar História da Igreja

O que é a Igreja? O que a história da Igreja não é. Como estudar a História da Igreja. O porquê de estudá-la. O sentido católico da história.

01:35:55

Aula 2 - As origens divinas e apostólicas da Igreja

Nosso Senhor Jesus Cristo e a fundação da Igreja. O Pentecostes. A vida cristã nas origens. O martírio de Santo Estêvão e a primeira perseguição. A Igreja se abre à gentilidade. A fundação da igreja de Antioquia. A conversão de São Paulo e seus primeiros trabalhos apostólicos. O Concílio de Jerusalém. A segunda viagem de São Paulo. A terceira viagem de São Paulo. A prisão de São Paulo. São Pedro em Roma. O destino dos demais apóstolos.

01:19:14

Aula 3 - O Império Romano: um colosso a ser conquistado

As origens do Império Romano. As características próprias do homem romano. Augusto e seus primeiros sucessores. Como a existência do Império Romano colaborou para a difusão da Igreja. As crises social e moral romanas. A decadência religiosa no Império Romano.

50:19

Aula 4 - O embate entre o Império Romano e a Igreja

O ininterrupto crescimento da Igreja por três séculos. A resistência do Império à Igreja. O ódio anticristão. A negativa dos cristãos de tomarem parte dos cultos oficiais. As variações e peculiaridades das perseguições. O martírio de São Pedro e São Paulo.

01:09:42

Aula 5 - As perseguições romanas – parte I: de Nero a Trajano (67-117)

O incêndio de Roma e a perseguição de Nero. Os mártires do Vaticano. A perseguição de Domiciano. O rescrito de Trajano e as perseguições sob seu império.

01:37:50

Aula 6 - As perseguições romanas – parte II: de Adriano a Marco Aurélio (117-180)

A perseguição sob Adriano. Santa Hermione. Santo Eustáquio. Santa Seráfia e Santa Sabina. Santo Ovídio. Santa Balbina. São Getúlio. Santa Sinforosa e seus sete filhos. A perseguição sob Antonino Pio. São Telésforo. São Germânico de Esmirna. São Policarpo. São Juliano de Sora. Santa Marina de Braga. São Hérmias de Comana. A perseguição sob Marco Aurélio. Os mártires de Lyon. Santa Cecília. Santa Felicidade e seus sete filhos. São Justino. São Constâncio de Perúgia. São Sinforiano de Autun. Os mártires de Scili.

01:25:56

Aula 7 - A vida católica no tempo das catacumbas

A Igreja enquanto sociedade perfeita. Como não existe verdadeiro cristão fora da Igreja. Resposta do Cardeal Hergenröther à alegação protestante de uma suposta ausência do episcopado monárquico nas origens. O Sacramento da Ordem A Igreja na sociedade pagã. As catacumbas. A arte paleocristã. A devoção aos santos e a Nossa Senhora. A entrada na Igreja. O batismo nos primeiros séculos. A unidade de fé.

01:13:42

Aula 8 - Os Sacramentos na Igreja Antiga

O Batismo. A Confirmação. A Missa e a Eucaristia. A Confissão. O Matrimônio. A Extrema-Unção.

01:37:18

Aula 9 - A formação do Novo Testamento e os Padres Apostólicos

Evangelhos. A definição do Cânon do Novo Testamento. O Cânon Muratoriano. A Patrística. Os Padres Apostólicos. São Clemente I. Santo Inácio de Antioquia. São Policarpo de Esmirna. São Papias. A Didaquê. O Pastor de Hermas.

01:07:37

Aula 10 - Os Padres Apologistas do século II

Os ataques pagãos e judeus à fé cristã. Os Padres Apologistas. As características das primeiras apologias. A Epístola a Diogneto. Santo Aristides de Atenas. São Teófilo de Antioquia. São Justino. Taciano, o Sirio. Atenágoras de Atenas

01:22:23

Aula 11 - As heresias dos séculos I e II e Santo Irineu de Lyon

A origem das heresias. O que são as heresias. As três tendências heréticas nos primeiros séculos. As heresias judaizantes. A origem do gnosticismo. Pontos fundamentais dos sistemas gnósticos. Os principais heresiarcas gnósticos. O montanismo. A reação da Igreja: os Padres Polemistas. Santo Irineu de Lyon e o “Contra as Heresias”.

01:57:57

Aula 12 - O papado nos três primeiros séculos

O primado de São Pedro no Novo Testamento. Provas históricas do reconhecimento do primado papal nos primeiros séculos. Provas históricas do exercício do primado papal nos primeiros séculos. Os papas de São Lino (67-79) a Santo Eusébio (310).

01:15:16

Aula 13 - A crise romana do século III

A Igreja e o Império no século III. As origens e causas da crise no século III. A ascensão dos Severos. As ditaduras militares. Os sinais sociais da decadência. O recurso às religiões orientais e a práticas de misticismo. O mitraísmo. O neoplatonismo. O sincretismo.

01:47:43

Aula 14 - Panorama geral da Igreja no século III

A expansão da Igreja no século III. A organização da Igreja no século III. O surgimento dos metropolitas. Os sínodos e concílios. O florescimento do pensamento católico no século III. A Escola Catequética de Alexandria. Clemente. Orígenes. A Escola de Cartago. Tertuliano. São Cipriano. Santo Hipólito de Roma.

01:25:30

Aula 15 - A educação católica na Igreja Antiga e a Escola Catequética de Alexandria

A educação na fé no século III. A oposição entre o cristianismo e o classicismo. Os cristãos e as escolas pagãs. O influxo da sabedoria clássica na Igreja. O papel de São Justino. A Escola Catequética de Alexandria – uma visão geral. O projeto educativo de Clemente: o objetivo a ser alcançado; o Pedagogo; o papel da filosofia; o esquema pedagógico de Clemente. O impacto de Orígenes: a transformação da Escola Catequética; a pedagogia de Orígenes.

01:26:53

Aula 16 - As perseguições romanas – parte III – de Sétimo Severo a Maximino Trácio (193-249)

Recrudescimento da perseguição no século III. A perseguição de Sétimo Severo. Santo Irineu. Santo Andeol de Viviers. São Caralâmpio de Magnésia. São Leônidas. Os mártires de Alexandria. São Basílides e Santa Potamiena. Santa Perpétua, Felicidade e os mártires de Cartago. Entre Sétimo Severo e Maximino Trácio. São Mávilus e os mártires da África. Os santos Félix, Fortunao e Aquileu de Valence. Os santos Ferréolo e São Ferrúcio de Besançon. Os santos Teodoro, Filipa, Sócrates, Dionísio e Dióscoro. O papa São Calisto. Santa Martina. Santa Tatiana. A perseguição de Maximino Trácio. O Papa São Ponciano e Santo Hipólito. Santo André de Tréveris. Santa Bárbara. Os cristãos sob Filipe, o Árabe.

01:11:08

Aula 17 - As perseguições romanas – parte IV – A Perseguição de Décio

O panorama das perseguições até o tempo de Décio. A ascensão de Décio e seus editos persecutórios. A reação dos cristãos. Os cristãos no terror. No Egito: Santa Apolônia e os mártires de Alexandria. Na Itália: o papa São Fabiano. Santa Ágata. São Máximo de Aquileia. São Venâncio de Camerino. São Feliciano e Santa Messalina. Na Gália: São Dionísio de Paris. São Saturnino de Toulouse. Na Ásia Menor: São Piônio de Esmirna. São Cônon de Perge. São Luciano e São Marciano. São Cristóvão. Na Palestina: São Mercúrio de Cesareia. São Bábilas de Antioquia. Santo Alexandre de Jerusalém. Na África: São Casto e Santo Emílio. O fim da perseguição de Décio.

01:23:32

Aula 18 - As perseguições romanas – parte V – A Perseguição de Valeriano

As causas da perseguição. Os editos persecutórios. O Papa São Sisto II. São Lourenço. São Tarcísio. Santa Rufina e Santa Secunda. Santa Digna e Santa Emérita. São Proto e São Jacinto. Os mártires de Útica. São Cipriano. São Pátroclo de Troyes. São Frutuoso de Terragona. As perseguições na Ásia. São Poliúto de Melitene. A morte de Valeriano e a paz de Galiano. A tentativa de Aureliano de reiniciar a perseguição.

01:21:39

Aula 19 - Heresias, cismas e discussões na Igreja no século III

As heresias antitrinitárias do século III. Sabelianismo. Subordinacionismo. Adocionismo. Paulo de Samósata. O cisma de Hipólito. O tertulianismo. Os erros de Orígenes. A questão dos “lapsi”. O cisma de Novaciano. A questão do rebatismo e a querela entre São Cipriano e o Papa Santo Estêvão.

01:22:53

Aula 20 - A Grande Perseguição – parte I

Diocleciano e a Tetrarquia. A Igreja nos anos anteriores à perseguição. As causas da grande perseguição. Os editos persecutórios. As regiões mais afetadas. Na Hispânia: São Vicente de Saragoça. Os Santos Mártires de Lisboa. Santa Eulália de Mérida. Santa Eulália de Barcelona. Santa Leocádia de Toledo. Santa Engrácia e os Mártires de Saragoça. Perseguições nos domínios de Constâncio Cloro: Santo Albano de Verulâmio. Santa Afra. São Vítor de Marselha. São Genésio de Arles. São Floriano de Lauríaco. São Maurício e a Legião tebana. Na África: São Félix de Tibíaca. Santa Marciana. Santa Crispina de Tebaste.

01:14:31

Aula 21 - A Grande Perseguição de Diocleciano - parte II

A perseguição nas províncias balcânicas: As Mártires de Tessalônica. Santo Erasmo de Formia. São Vitorino de Pattau. São Sereno Jardineiro. Santo Irineu de Sirmio. Santa Anastácia de Sirmo. A perseguição no Egito: São Pedro de Alexandria. Santa Catarina. A perseguição na Síria e Palestina: os mártires de Tiro. Os mártires de Antioquia. São Procópio de Cicópolis. São Pânfilo de Cesareia. Santo Alfeu e São Zaqueu. Santos Cosme e Damião. São Romão e São Várulas.

01:26:59

Aula 22 - A Grande Perseguição de Diocleciano - parte III

A perseguição na Ásia Menor: os 20 mil mártires de Nicomédia. São Jorge. Santa Eufêmia de Calcedônia. São Ciro e Santa Julita. Santa Doroteia. São Filipe de Heracleia. A perseguição na Itália: Santa Luzia. São Januário. Santa Devota da Córsega. Santa Justina. São Vito. São Sabino de Spoleto. Santo Alexandre de Bérgamo. São Crisógono. Santa Cristina de Bolsena. São Sebastião. São Pancrácio. São Marcelino e São Pedro. São Genésio. Santa Susana. o Papa São Marcelo. Santa Filomena. Santa Inês. Santa Emerenciana. O edito de Tolerância de Galério.

01:26:46

Aula 23 - A conversão e o reinado de Constantino - parte I

Constantino. O colapso da Tetrarquia. A Batalha da Ponte Mílvia. O Édito de Milão. A perseguição e a derrota de Licínio. Importância do Édito de Milão e da vitória de Constantino.

01:24:55

Aula 24- A conversão e o reinado de Constantino - parte II

Influência da fé cristã no governo de Constantino. Influência cristã nas leis. Decretos moralizadores. Os benefícios trazidos por Constantino à Igreja. Constantino e os pagãos. A conversão de Constantino foi autêntica. Refutação dos argumentos contrários. Santa Helena e a invenção da Vera Cruz.

01:05:46

Aula 25 - A conversão e o reinado de Constantino - parte III

Constantino e o Concílio de Niceia. O Estado Romano à serviço da Igreja. Resposta às objeções liberais e modernistas. A fundação de Constantinopla. A morte e o batismo de Constantino.

01:28:23

Aula 26 - A crise ariana - parte I - o começo (c. 318-325)

A doutrina católica sobre a Santíssima Trindade. O Gnosticismo, o Sabelianismo e o Subordinacionismo. Ário. A heresia ariana. O início da crise. As lutas de Santo Alexandre. A entrada dos bispos na contenda. Eusébio de Nicomédia. O Concílio de Alexandria de 320. As maquinações de Eusébio de Nicomédia e as respostas de Santo Alexandre

01:16:59

Aula 27 - A crise ariana - parte II - o Concílio de Nicéia (325)

As primeiras intervenções de Constantino. A convocação do concílio. A fase preparatória. Os debates em Niceia. Os eusebianos. O Credo Niceno. O encerramento do concílio.

01:32:43

Aula 28 - A crise ariana - parte III (325-340)

Santo Atanásio e os seus primeiros anos de episcopado. As maquinações dos eusebianos. Ataque a Santo Eustáquio de Antioquia. O primeiro complô contra Santo Atanásio. As calúnias contra Atanásio. O conciliábulo de Tiro de 335. O inquérito da Mareóte. O primeiro exílio de Atanásio. A morte de Ário. A morte de Constantino e os três imperadores. Constâncio II à serviço do partido eusebiano. Primeira intervenção do Papa Júlio I. A segunda deposição de Atanásio.

01:22:03

Aula 29 - A crise ariana - parte IV (340-350)

A segunda deposição de Santo Atanásio. As perseguições arianas em Alexandria e no Egito. Atanásio diante do Papa Júlio. O concílio de Antioquia de 341. O concílio de Roma de 341. O início da resistência católica. Atanásio em Roma. O concílio de Sardica. A conspiração eusebiana em Filipópolis. O método eusebiano de conquista da Igreja. O segundo retorno de Santo Atanásio.

01:34:59

Aula 30 - A crise ariana - parte V (350-356)

A “década dourada” de Santo Atanásio. Dídimo, o Cego. A morte de Constante e o I Concílio de Sirmio. O soerguimento do arianismo. Ursácio e Valente. O Papa Libério. Atanásio prepara os seus para o combate. O conciliábulo de Arles de 353. O conciliábulo de Milão de 355. Lúcifer de Cagliari. Santo Eusébio de Vercelli. O exílio do Papa Libério. O exílio de Ósio de Córdoba. As perseguições subsequentes.

01:27:26

Aula 31 - A crise ariana - parte VI (356-361)

A invasão a Alexandria e 356 e o terceiro exílio. Jorge da Capadócia. As apologias de Santo Atanásio durante o terceiro exílio. A perseguição na Gália e as lutas de Santo Hilário de Poitiers. A divisão do partido herético. Os conciliábulos de Sirmio. As várias vertentes dentro do partido ariano. Os semiarianismo e os anomeanos. O Concílio de Rimini-Selêucia. Os acacianos. Santo Atanásio no deserto.

01:26:54

Aula 32 - A crise ariana - parte VII - o caso do Papa Libério

As variadas teorias a respeito da queda do Papa Libério e análise de cada uma delas.

01:24:28

Aula 33 - A crise ariana - parte VIII (361-381)

A crise ariana sob Juliano. O quarto exílio de Atanásio. Sob o governo de Joviano. As perseguições arianas de Valente. O quinto exílio. A morte de Atanásio. O Papa São Dâmaso. São Gregório Nazianzeno. São Pedro de Sebaste. São Melécio. Santo Ambrósio. São Basílio Magno. O terror do usurpador Lúcio no Egito. A queda de Valente. Teodósio e o I Concílio de Constantinopla.

01:30:04

Aula 34 - Outras heresias do século IV

O donatismo. O macedonianismo. O apolinarismo. O maniqueísmo. O priscilianismo.

01:21:49

Aula 35 - Glória e crescimento da Igreja no século IV

Expansão da Igreja no Império Romano no século IV. Expansão da Igreja na Pérsia, na Armênia e na Etiópia. São Frumêncio de Axum. A penetração da Igreja na sociedade romana. Bispos que pregaram entre os camponeses. As missões de São Martinho de Tours. A organização da Igreja no século IV. Características das igrejas locais. Origem dos patriarcados. A vida católica no século IV. Oração. Peregrinações. Culto às relíquias.

01:41:54

Aula 36 - A liturgia e a arte católica no século IV

A liturgia no século IV. Festas litúrgicas do século IV. A arte católica no século IV. As primeiras basílicas.

00:57:45

Aula 37 - O papado no século IV

São Milcíades. São Silvestre I. São Marcos. São Júlio I. Libério. São Dâmaso I. São Sirício.

01:23:02

Aula 38 - Os primeiros tempos da vida monástica

As origens da vida monástica. Os primeiros anacoretas da Tebaida. São Paulo de Tebas. A vida de Santo Antão. Outros importantes anacoretas do século IV: Santo Amon, São Macário do Egito, São Macário de Alexandria, Santo Onofre, Santa Maria do Egito. Os primeiros cenobitas. São Pacômio. O cenobitismo na Palestina. Santo Hilarião. A regra de São Basílio. O caráter do monasticismo.

01:33:34

Aula 39 - Padres e Doutores do século IV

A era de ouro da Patrística. As razões do apogeu. História: Eusébio de Cesareia, Rufino, Sulpício Severo, Sócrates, Sozomeno, Teodoreto. Poesia: Prudêncio, Juvêncio, Santo Efrém. Polêmica e Dogmática: Santo Atanásio, Santo Hilário de Poitiers, São João Crisóstomo, São Jerônimo, São Cirilo de Jerusalém, Santo Ambrósio. Os Padres Capadócios: São Basílio Magno, São Gregório Nazianzeno, São Gregório de Nissa.

01:24:38

Aula 40 – Igreja e Estado no século IV: o nascimento do Império Cristão

A relação entre Igreja e Estado antes de Constantino. O “problema” de Tertuliano. A conversão de Constantino e o surgimento do Império cristão. Aspirações cesaropapistas dos imperadores e suas manifestações no século IV. Resistência dos bispos ao cesaropapismo. A devida ordenação do temporal ao espiritual. O século IV como gênese da Idade Média.

01:10:33

Aula 41 - Juliano, o Apóstata: o último ataque pagão e o desmoronamento do paganismo antigo

Manifestações do paganismo no final do século IV. A pessoa de Juliano. Sua apostasia. Ascensão de Juliano. Os objetivos de Juliano. Tentativas de repaganização. O combate de Juliano à Igreja. O fracasso da tentativa. A morte do último imperador pagão. A agonia do paganismo: as medidas antipagãs de Joviano, Valentiniano I, Graciano e Valentiniano II. O caso da estátua da deusa Vitória no Senado Romano.

01:42:16

Aula 42 - A vitória da Igreja sobre o Império Romano: o fim do mundo antigo e o início do mundo medieval

Como a doutrina cristã passou a influir nos rumos da sociedade. A transformação dos costumes e da lei. A crescente autoridade dos bispos. Um bispo modelo: Santo Ambrósio. Santo Ambrósio e o poder político. Santo Ambrósio, a Igreja e a ressignificação da missão histórica de Roma. Teodósio e a vitória da Igreja. A fé católica como religião oficial do Império Romano. Desaparecimento do paganismo antigo. A morte de Teodósio e Santo Ambrósio.

Aulas

01:10:03

Aula 1 - Como e por que estudar História da Igreja

O que é a Igreja? O que a história da Igreja não é. Como estudar a História da Igreja. O porquê de estudá-la. O sentido católico da história.

01:35:55

Aula 2 - As origens divinas e apostólicas da Igreja

Nosso Senhor Jesus Cristo e a fundação da Igreja. O Pentecostes. A vida cristã nas origens. O martírio de Santo Estêvão e a primeira perseguição. A Igreja se abre à gentilidade. A fundação da igreja de Antioquia. A conversão de São Paulo e seus primeiros trabalhos apostólicos. O Concílio de Jerusalém. A segunda viagem de São Paulo. A terceira viagem de São Paulo. A prisão de São Paulo. São Pedro em Roma. O destino dos demais apóstolos.

01:19:14

Aula 3 - O Império Romano: um colosso a ser conquistado

As origens do Império Romano. As características próprias do homem romano. Augusto e seus primeiros sucessores. Como a existência do Império Romano colaborou para a difusão da Igreja. As crises social e moral romanas. A decadência religiosa no Império Romano.

50:19

Aula 4 - O embate entre o Império Romano e a Igreja

O ininterrupto crescimento da Igreja por três séculos. A resistência do Império à Igreja. O ódio anticristão. A negativa dos cristãos de tomarem parte dos cultos oficiais. As variações e peculiaridades das perseguições. O martírio de São Pedro e São Paulo.

01:09:42

Aula 5 - As perseguições romanas – parte I: de Nero a Trajano (67-117)

O incêndio de Roma e a perseguição de Nero. Os mártires do Vaticano. A perseguição de Domiciano. O rescrito de Trajano e as perseguições sob seu império.

01:37:50

Aula 6 - As perseguições romanas – parte II: de Adriano a Marco Aurélio (117-180)

A perseguição sob Adriano. Santa Hermione. Santo Eustáquio. Santa Seráfia e Santa Sabina. Santo Ovídio. Santa Balbina. São Getúlio. Santa Sinforosa e seus sete filhos. A perseguição sob Antonino Pio. São Telésforo. São Germânico de Esmirna. São Policarpo. São Juliano de Sora. Santa Marina de Braga. São Hérmias de Comana. A perseguição sob Marco Aurélio. Os mártires de Lyon. Santa Cecília. Santa Felicidade e seus sete filhos. São Justino. São Constâncio de Perúgia. São Sinforiano de Autun. Os mártires de Scili.

01:25:56

Aula 7 - A vida católica no tempo das catacumbas

A Igreja enquanto sociedade perfeita. Como não existe verdadeiro cristão fora da Igreja. Resposta do Cardeal Hergenröther à alegação protestante de uma suposta ausência do episcopado monárquico nas origens. O Sacramento da Ordem A Igreja na sociedade pagã. As catacumbas. A arte paleocristã. A devoção aos santos e a Nossa Senhora. A entrada na Igreja. O batismo nos primeiros séculos. A unidade de fé.

01:13:42

Aula 8 - Os Sacramentos na Igreja Antiga

O Batismo. A Confirmação. A Missa e a Eucaristia. A Confissão. O Matrimônio. A Extrema-Unção.

01:37:18

Aula 9 - A formação do Novo Testamento e os Padres Apostólicos

Evangelhos. A definição do Cânon do Novo Testamento. O Cânon Muratoriano. A Patrística. Os Padres Apostólicos. São Clemente I. Santo Inácio de Antioquia. São Policarpo de Esmirna. São Papias. A Didaquê. O Pastor de Hermas.

01:07:37

Aula 10 - Os Padres Apologistas do século II

Os ataques pagãos e judeus à fé cristã. Os Padres Apologistas. As características das primeiras apologias. A Epístola a Diogneto. Santo Aristides de Atenas. São Teófilo de Antioquia. São Justino. Taciano, o Sirio. Atenágoras de Atenas

01:22:23

Aula 11 - As heresias dos séculos I e II e Santo Irineu de Lyon

A origem das heresias. O que são as heresias. As três tendências heréticas nos primeiros séculos. As heresias judaizantes. A origem do gnosticismo. Pontos fundamentais dos sistemas gnósticos. Os principais heresiarcas gnósticos. O montanismo. A reação da Igreja: os Padres Polemistas. Santo Irineu de Lyon e o “Contra as Heresias”.

01:57:57

Aula 12 - O papado nos três primeiros séculos

O primado de São Pedro no Novo Testamento. Provas históricas do reconhecimento do primado papal nos primeiros séculos. Provas históricas do exercício do primado papal nos primeiros séculos. Os papas de São Lino (67-79) a Santo Eusébio (310).

01:15:16

Aula 13 - A crise romana do século III

A Igreja e o Império no século III. As origens e causas da crise no século III. A ascensão dos Severos. As ditaduras militares. Os sinais sociais da decadência. O recurso às religiões orientais e a práticas de misticismo. O mitraísmo. O neoplatonismo. O sincretismo.

01:47:43

Aula 14 - Panorama geral da Igreja no século III

A expansão da Igreja no século III. A organização da Igreja no século III. O surgimento dos metropolitas. Os sínodos e concílios. O florescimento do pensamento católico no século III. A Escola Catequética de Alexandria. Clemente. Orígenes. A Escola de Cartago. Tertuliano. São Cipriano. Santo Hipólito de Roma.

01:25:30

Aula 15 - A educação católica na Igreja Antiga e a Escola Catequética de Alexandria

A educação na fé no século III. A oposição entre o cristianismo e o classicismo. Os cristãos e as escolas pagãs. O influxo da sabedoria clássica na Igreja. O papel de São Justino. A Escola Catequética de Alexandria – uma visão geral. O projeto educativo de Clemente: o objetivo a ser alcançado; o Pedagogo; o papel da filosofia; o esquema pedagógico de Clemente. O impacto de Orígenes: a transformação da Escola Catequética; a pedagogia de Orígenes.

01:26:53

Aula 16 - As perseguições romanas – parte III – de Sétimo Severo a Maximino Trácio (193-249)

Recrudescimento da perseguição no século III. A perseguição de Sétimo Severo. Santo Irineu. Santo Andeol de Viviers. São Caralâmpio de Magnésia. São Leônidas. Os mártires de Alexandria. São Basílides e Santa Potamiena. Santa Perpétua, Felicidade e os mártires de Cartago. Entre Sétimo Severo e Maximino Trácio. São Mávilus e os mártires da África. Os santos Félix, Fortunao e Aquileu de Valence. Os santos Ferréolo e São Ferrúcio de Besançon. Os santos Teodoro, Filipa, Sócrates, Dionísio e Dióscoro. O papa São Calisto. Santa Martina. Santa Tatiana. A perseguição de Maximino Trácio. O Papa São Ponciano e Santo Hipólito. Santo André de Tréveris. Santa Bárbara. Os cristãos sob Filipe, o Árabe.

01:11:08

Aula 17 - As perseguições romanas – parte IV – A Perseguição de Décio

O panorama das perseguições até o tempo de Décio. A ascensão de Décio e seus editos persecutórios. A reação dos cristãos. Os cristãos no terror. No Egito: Santa Apolônia e os mártires de Alexandria. Na Itália: o papa São Fabiano. Santa Ágata. São Máximo de Aquileia. São Venâncio de Camerino. São Feliciano e Santa Messalina. Na Gália: São Dionísio de Paris. São Saturnino de Toulouse. Na Ásia Menor: São Piônio de Esmirna. São Cônon de Perge. São Luciano e São Marciano. São Cristóvão. Na Palestina: São Mercúrio de Cesareia. São Bábilas de Antioquia. Santo Alexandre de Jerusalém. Na África: São Casto e Santo Emílio. O fim da perseguição de Décio.

01:23:32

Aula 18 - As perseguições romanas – parte V – A Perseguição de Valeriano

As causas da perseguição. Os editos persecutórios. O Papa São Sisto II. São Lourenço. São Tarcísio. Santa Rufina e Santa Secunda. Santa Digna e Santa Emérita. São Proto e São Jacinto. Os mártires de Útica. São Cipriano. São Pátroclo de Troyes. São Frutuoso de Terragona. As perseguições na Ásia. São Poliúto de Melitene. A morte de Valeriano e a paz de Galiano. A tentativa de Aureliano de reiniciar a perseguição.

01:21:39

Aula 19 - Heresias, cismas e discussões na Igreja no século III

As heresias antitrinitárias do século III. Sabelianismo. Subordinacionismo. Adocionismo. Paulo de Samósata. O cisma de Hipólito. O tertulianismo. Os erros de Orígenes. A questão dos “lapsi”. O cisma de Novaciano. A questão do rebatismo e a querela entre São Cipriano e o Papa Santo Estêvão.

01:22:53

Aula 20 - A Grande Perseguição – parte I

Diocleciano e a Tetrarquia. A Igreja nos anos anteriores à perseguição. As causas da grande perseguição. Os editos persecutórios. As regiões mais afetadas. Na Hispânia: São Vicente de Saragoça. Os Santos Mártires de Lisboa. Santa Eulália de Mérida. Santa Eulália de Barcelona. Santa Leocádia de Toledo. Santa Engrácia e os Mártires de Saragoça. Perseguições nos domínios de Constâncio Cloro: Santo Albano de Verulâmio. Santa Afra. São Vítor de Marselha. São Genésio de Arles. São Floriano de Lauríaco. São Maurício e a Legião tebana. Na África: São Félix de Tibíaca. Santa Marciana. Santa Crispina de Tebaste.

01:14:31

Aula 21 - A Grande Perseguição de Diocleciano - parte II

A perseguição nas províncias balcânicas: As Mártires de Tessalônica. Santo Erasmo de Formia. São Vitorino de Pattau. São Sereno Jardineiro. Santo Irineu de Sirmio. Santa Anastácia de Sirmo. A perseguição no Egito: São Pedro de Alexandria. Santa Catarina. A perseguição na Síria e Palestina: os mártires de Tiro. Os mártires de Antioquia. São Procópio de Cicópolis. São Pânfilo de Cesareia. Santo Alfeu e São Zaqueu. Santos Cosme e Damião. São Romão e São Várulas.

01:26:59

Aula 22 - A Grande Perseguição de Diocleciano - parte III

A perseguição na Ásia Menor: os 20 mil mártires de Nicomédia. São Jorge. Santa Eufêmia de Calcedônia. São Ciro e Santa Julita. Santa Doroteia. São Filipe de Heracleia. A perseguição na Itália: Santa Luzia. São Januário. Santa Devota da Córsega. Santa Justina. São Vito. São Sabino de Spoleto. Santo Alexandre de Bérgamo. São Crisógono. Santa Cristina de Bolsena. São Sebastião. São Pancrácio. São Marcelino e São Pedro. São Genésio. Santa Susana. o Papa São Marcelo. Santa Filomena. Santa Inês. Santa Emerenciana. O edito de Tolerância de Galério.

01:26:46

Aula 23 - A conversão e o reinado de Constantino - parte I

Constantino. O colapso da Tetrarquia. A Batalha da Ponte Mílvia. O Édito de Milão. A perseguição e a derrota de Licínio. Importância do Édito de Milão e da vitória de Constantino.

01:24:55

Aula 24- A conversão e o reinado de Constantino - parte II

Influência da fé cristã no governo de Constantino. Influência cristã nas leis. Decretos moralizadores. Os benefícios trazidos por Constantino à Igreja. Constantino e os pagãos. A conversão de Constantino foi autêntica. Refutação dos argumentos contrários. Santa Helena e a invenção da Vera Cruz.

01:05:46

Aula 25 - A conversão e o reinado de Constantino - parte III

Constantino e o Concílio de Niceia. O Estado Romano à serviço da Igreja. Resposta às objeções liberais e modernistas. A fundação de Constantinopla. A morte e o batismo de Constantino.

01:28:23

Aula 26 - A crise ariana - parte I - o começo (c. 318-325)

A doutrina católica sobre a Santíssima Trindade. O Gnosticismo, o Sabelianismo e o Subordinacionismo. Ário. A heresia ariana. O início da crise. As lutas de Santo Alexandre. A entrada dos bispos na contenda. Eusébio de Nicomédia. O Concílio de Alexandria de 320. As maquinações de Eusébio de Nicomédia e as respostas de Santo Alexandre

01:16:59

Aula 27 - A crise ariana - parte II - o Concílio de Nicéia (325)

As primeiras intervenções de Constantino. A convocação do concílio. A fase preparatória. Os debates em Niceia. Os eusebianos. O Credo Niceno. O encerramento do concílio.

01:32:43

Aula 28 - A crise ariana - parte III (325-340)

Santo Atanásio e os seus primeiros anos de episcopado. As maquinações dos eusebianos. Ataque a Santo Eustáquio de Antioquia. O primeiro complô contra Santo Atanásio. As calúnias contra Atanásio. O conciliábulo de Tiro de 335. O inquérito da Mareóte. O primeiro exílio de Atanásio. A morte de Ário. A morte de Constantino e os três imperadores. Constâncio II à serviço do partido eusebiano. Primeira intervenção do Papa Júlio I. A segunda deposição de Atanásio.

01:22:03

Aula 29 - A crise ariana - parte IV (340-350)

A segunda deposição de Santo Atanásio. As perseguições arianas em Alexandria e no Egito. Atanásio diante do Papa Júlio. O concílio de Antioquia de 341. O concílio de Roma de 341. O início da resistência católica. Atanásio em Roma. O concílio de Sardica. A conspiração eusebiana em Filipópolis. O método eusebiano de conquista da Igreja. O segundo retorno de Santo Atanásio.

01:34:59

Aula 30 - A crise ariana - parte V (350-356)

A “década dourada” de Santo Atanásio. Dídimo, o Cego. A morte de Constante e o I Concílio de Sirmio. O soerguimento do arianismo. Ursácio e Valente. O Papa Libério. Atanásio prepara os seus para o combate. O conciliábulo de Arles de 353. O conciliábulo de Milão de 355. Lúcifer de Cagliari. Santo Eusébio de Vercelli. O exílio do Papa Libério. O exílio de Ósio de Córdoba. As perseguições subsequentes.

01:27:26

Aula 31 - A crise ariana - parte VI (356-361)

A invasão a Alexandria e 356 e o terceiro exílio. Jorge da Capadócia. As apologias de Santo Atanásio durante o terceiro exílio. A perseguição na Gália e as lutas de Santo Hilário de Poitiers. A divisão do partido herético. Os conciliábulos de Sirmio. As várias vertentes dentro do partido ariano. Os semiarianismo e os anomeanos. O Concílio de Rimini-Selêucia. Os acacianos. Santo Atanásio no deserto.

01:26:54

Aula 32 - A crise ariana - parte VII - o caso do Papa Libério

As variadas teorias a respeito da queda do Papa Libério e análise de cada uma delas.

01:24:28

Aula 33 - A crise ariana - parte VIII (361-381)

A crise ariana sob Juliano. O quarto exílio de Atanásio. Sob o governo de Joviano. As perseguições arianas de Valente. O quinto exílio. A morte de Atanásio. O Papa São Dâmaso. São Gregório Nazianzeno. São Pedro de Sebaste. São Melécio. Santo Ambrósio. São Basílio Magno. O terror do usurpador Lúcio no Egito. A queda de Valente. Teodósio e o I Concílio de Constantinopla.

01:30:04

Aula 34 - Outras heresias do século IV

O donatismo. O macedonianismo. O apolinarismo. O maniqueísmo. O priscilianismo.

01:21:49

Aula 35 - Glória e crescimento da Igreja no século IV

Expansão da Igreja no Império Romano no século IV. Expansão da Igreja na Pérsia, na Armênia e na Etiópia. São Frumêncio de Axum. A penetração da Igreja na sociedade romana. Bispos que pregaram entre os camponeses. As missões de São Martinho de Tours. A organização da Igreja no século IV. Características das igrejas locais. Origem dos patriarcados. A vida católica no século IV. Oração. Peregrinações. Culto às relíquias.

01:41:54

Aula 36 - A liturgia e a arte católica no século IV

A liturgia no século IV. Festas litúrgicas do século IV. A arte católica no século IV. As primeiras basílicas.

00:57:45

Aula 37 - O papado no século IV

São Milcíades. São Silvestre I. São Marcos. São Júlio I. Libério. São Dâmaso I. São Sirício.

01:23:02

Aula 38 - Os primeiros tempos da vida monástica

As origens da vida monástica. Os primeiros anacoretas da Tebaida. São Paulo de Tebas. A vida de Santo Antão. Outros importantes anacoretas do século IV: Santo Amon, São Macário do Egito, São Macário de Alexandria, Santo Onofre, Santa Maria do Egito. Os primeiros cenobitas. São Pacômio. O cenobitismo na Palestina. Santo Hilarião. A regra de São Basílio. O caráter do monasticismo.

01:33:34

Aula 39 - Padres e Doutores do século IV

A era de ouro da Patrística. As razões do apogeu. História: Eusébio de Cesareia, Rufino, Sulpício Severo, Sócrates, Sozomeno, Teodoreto. Poesia: Prudêncio, Juvêncio, Santo Efrém. Polêmica e Dogmática: Santo Atanásio, Santo Hilário de Poitiers, São João Crisóstomo, São Jerônimo, São Cirilo de Jerusalém, Santo Ambrósio. Os Padres Capadócios: São Basílio Magno, São Gregório Nazianzeno, São Gregório de Nissa.

01:24:38

Aula 40 – Igreja e Estado no século IV: o nascimento do Império Cristão

A relação entre Igreja e Estado antes de Constantino. O “problema” de Tertuliano. A conversão de Constantino e o surgimento do Império cristão. Aspirações cesaropapistas dos imperadores e suas manifestações no século IV. Resistência dos bispos ao cesaropapismo. A devida ordenação do temporal ao espiritual. O século IV como gênese da Idade Média.

01:10:33

Aula 41 - Juliano, o Apóstata: o último ataque pagão e o desmoronamento do paganismo antigo

Manifestações do paganismo no final do século IV. A pessoa de Juliano. Sua apostasia. Ascensão de Juliano. Os objetivos de Juliano. Tentativas de repaganização. O combate de Juliano à Igreja. O fracasso da tentativa. A morte do último imperador pagão. A agonia do paganismo: as medidas antipagãs de Joviano, Valentiniano I, Graciano e Valentiniano II. O caso da estátua da deusa Vitória no Senado Romano.

01:42:16

Aula 42 - A vitória da Igreja sobre o Império Romano: o fim do mundo antigo e o início do mundo medieval

Como a doutrina cristã passou a influir nos rumos da sociedade. A transformação dos costumes e da lei. A crescente autoridade dos bispos. Um bispo modelo: Santo Ambrósio. Santo Ambrósio e o poder político. Santo Ambrósio, a Igreja e a ressignificação da missão histórica de Roma. Teodósio e a vitória da Igreja. A fé católica como religião oficial do Império Romano. Desaparecimento do paganismo antigo. A morte de Teodósio e Santo Ambrósio.

Aulas

01:10:03

Aula 1 - Como e por que estudar História da Igreja

01:35:55

Aula 2 - As origens divinas e apostólicas da Igreja

01:19:14

Aula 3 - O Império Romano: um colosso a ser conquistado

50:19

Aula 4 - O embate entre o Império Romano e a Igreja

01:09:42

Aula 5 - As perseguições romanas – parte I: de Nero a Trajano (67-117)

01:37:50

Aula 6 - As perseguições romanas – parte II: de Adriano a Marco Aurélio (117-180)

01:25:56

Aula 7 - A vida católica no tempo das catacumbas

01:13:42

Aula 8 - Os Sacramentos na Igreja Antiga

01:37:18

Aula 9 - A formação do Novo Testamento e os Padres Apostólicos

01:07:37

Aula 10 - Os Padres Apologistas do século II

01:22:23

Aula 11 - As heresias dos séculos I e II e Santo Irineu de Lyon

01:57:57

Aula 12 - O papado nos três primeiros séculos

01:15:16

Aula 13 - A crise romana do século III

01:47:43

Aula 14 - Panorama geral da Igreja no século III

01:25:30

Aula 15 - A educação católica na Igreja Antiga e a Escola Catequética de Alexandria

01:26:53

Aula 16 - As perseguições romanas – parte III – de Sétimo Severo a Maximino Trácio (193-249)

01:11:08

Aula 17 - As perseguições romanas – parte IV – A Perseguição de Décio

01:23:32

Aula 18 - As perseguições romanas – parte V – A Perseguição de Valeriano

01:21:39

Aula 19 - Heresias, cismas e discussões na Igreja no século III

01:22:53

Aula 20 - A Grande Perseguição – parte I

01:14:31

Aula 21 - A Grande Perseguição de Diocleciano - parte II

01:26:59

Aula 22 - A Grande Perseguição de Diocleciano - parte III

01:26:46

Aula 23 - A conversão e o reinado de Constantino - parte I

01:24:55

Aula 24- A conversão e o reinado de Constantino - parte II

01:05:46

Aula 25 - A conversão e o reinado de Constantino - parte III

01:28:23

Aula 26 - A crise ariana - parte I - o começo (c. 318-325)

01:16:59

Aula 27 - A crise ariana - parte II - o Concílio de Nicéia (325)

01:32:43

Aula 28 - A crise ariana - parte III (325-340)

01:22:03

Aula 29 - A crise ariana - parte IV (340-350)

01:34:59

Aula 30 - A crise ariana - parte V (350-356)

01:27:26

Aula 31 - A crise ariana - parte VI (356-361)

01:26:54

Aula 32 - A crise ariana - parte VII - o caso do Papa Libério

01:24:28

Aula 33 - A crise ariana - parte VIII (361-381)

01:30:04

Aula 34 - Outras heresias do século IV

01:21:49

Aula 35 - Glória e crescimento da Igreja no século IV

01:41:54

Aula 36 - A liturgia e a arte católica no século IV

00:57:45

Aula 37 - O papado no século IV

01:23:02

Aula 38 - Os primeiros tempos da vida monástica

01:33:34

Aula 39 - Padres e Doutores do século IV

01:24:38

Aula 40 – Igreja e Estado no século IV: o nascimento do Império Cristão

01:10:33

Aula 41 - Juliano, o Apóstata: o último ataque pagão e o desmoronamento do paganismo antigo

01:42:16

Aula 42 - A vitória da Igreja sobre o Império Romano: o fim do mundo antigo e o início do mundo medieval

Aulas

01:10:03

Aula 1 - Como e por que estudar História da Igreja

O que é a Igreja? O que a história da Igreja não é. Como estudar a História da Igreja. O porquê de estudá-la. O sentido católico da história.

01:35:55

Aula 2 - As origens divinas e apostólicas da Igreja

Nosso Senhor Jesus Cristo e a fundação da Igreja. O Pentecostes. A vida cristã nas origens. O martírio de Santo Estêvão e a primeira perseguição. A Igreja se abre à gentilidade. A fundação da igreja de Antioquia. A conversão de São Paulo e seus primeiros trabalhos apostólicos. O Concílio de Jerusalém. A segunda viagem de São Paulo. A terceira viagem de São Paulo. A prisão de São Paulo. São Pedro em Roma. O destino dos demais apóstolos.

01:19:14

Aula 3 - O Império Romano: um colosso a ser conquistado

As origens do Império Romano. As características próprias do homem romano. Augusto e seus primeiros sucessores. Como a existência do Império Romano colaborou para a difusão da Igreja. As crises social e moral romanas. A decadência religiosa no Império Romano.

50:19

Aula 4 - O embate entre o Império Romano e a Igreja

O ininterrupto crescimento da Igreja por três séculos. A resistência do Império à Igreja. O ódio anticristão. A negativa dos cristãos de tomarem parte dos cultos oficiais. As variações e peculiaridades das perseguições. O martírio de São Pedro e São Paulo.

01:09:42

Aula 5 - As perseguições romanas – parte I: de Nero a Trajano (67-117)

O incêndio de Roma e a perseguição de Nero. Os mártires do Vaticano. A perseguição de Domiciano. O rescrito de Trajano e as perseguições sob seu império.

01:37:50

Aula 6 - As perseguições romanas – parte II: de Adriano a Marco Aurélio (117-180)

A perseguição sob Adriano. Santa Hermione. Santo Eustáquio. Santa Seráfia e Santa Sabina. Santo Ovídio. Santa Balbina. São Getúlio. Santa Sinforosa e seus sete filhos. A perseguição sob Antonino Pio. São Telésforo. São Germânico de Esmirna. São Policarpo. São Juliano de Sora. Santa Marina de Braga. São Hérmias de Comana. A perseguição sob Marco Aurélio. Os mártires de Lyon. Santa Cecília. Santa Felicidade e seus sete filhos. São Justino. São Constâncio de Perúgia. São Sinforiano de Autun. Os mártires de Scili.

01:25:56

Aula 7 - A vida católica no tempo das catacumbas

A Igreja enquanto sociedade perfeita. Como não existe verdadeiro cristão fora da Igreja. Resposta do Cardeal Hergenröther à alegação protestante de uma suposta ausência do episcopado monárquico nas origens. O Sacramento da Ordem A Igreja na sociedade pagã. As catacumbas. A arte paleocristã. A devoção aos santos e a Nossa Senhora. A entrada na Igreja. O batismo nos primeiros séculos. A unidade de fé.

01:13:42

Aula 8 - Os Sacramentos na Igreja Antiga

O Batismo. A Confirmação. A Missa e a Eucaristia. A Confissão. O Matrimônio. A Extrema-Unção.

01:37:18

Aula 9 - A formação do Novo Testamento e os Padres Apostólicos

Evangelhos. A definição do Cânon do Novo Testamento. O Cânon Muratoriano. A Patrística. Os Padres Apostólicos. São Clemente I. Santo Inácio de Antioquia. São Policarpo de Esmirna. São Papias. A Didaquê. O Pastor de Hermas.

01:07:37

Aula 10 - Os Padres Apologistas do século II

Os ataques pagãos e judeus à fé cristã. Os Padres Apologistas. As características das primeiras apologias. A Epístola a Diogneto. Santo Aristides de Atenas. São Teófilo de Antioquia. São Justino. Taciano, o Sirio. Atenágoras de Atenas

01:22:23

Aula 11 - As heresias dos séculos I e II e Santo Irineu de Lyon

A origem das heresias. O que são as heresias. As três tendências heréticas nos primeiros séculos. As heresias judaizantes. A origem do gnosticismo. Pontos fundamentais dos sistemas gnósticos. Os principais heresiarcas gnósticos. O montanismo. A reação da Igreja: os Padres Polemistas. Santo Irineu de Lyon e o “Contra as Heresias”.

01:57:57

Aula 12 - O papado nos três primeiros séculos

O primado de São Pedro no Novo Testamento. Provas históricas do reconhecimento do primado papal nos primeiros séculos. Provas históricas do exercício do primado papal nos primeiros séculos. Os papas de São Lino (67-79) a Santo Eusébio (310).

01:15:16

Aula 13 - A crise romana do século III

A Igreja e o Império no século III. As origens e causas da crise no século III. A ascensão dos Severos. As ditaduras militares. Os sinais sociais da decadência. O recurso às religiões orientais e a práticas de misticismo. O mitraísmo. O neoplatonismo. O sincretismo.

01:47:43

Aula 14 - Panorama geral da Igreja no século III

A expansão da Igreja no século III. A organização da Igreja no século III. O surgimento dos metropolitas. Os sínodos e concílios. O florescimento do pensamento católico no século III. A Escola Catequética de Alexandria. Clemente. Orígenes. A Escola de Cartago. Tertuliano. São Cipriano. Santo Hipólito de Roma.

01:25:30

Aula 15 - A educação católica na Igreja Antiga e a Escola Catequética de Alexandria

A educação na fé no século III. A oposição entre o cristianismo e o classicismo. Os cristãos e as escolas pagãs. O influxo da sabedoria clássica na Igreja. O papel de São Justino. A Escola Catequética de Alexandria – uma visão geral. O projeto educativo de Clemente: o objetivo a ser alcançado; o Pedagogo; o papel da filosofia; o esquema pedagógico de Clemente. O impacto de Orígenes: a transformação da Escola Catequética; a pedagogia de Orígenes.

01:26:53

Aula 16 - As perseguições romanas – parte III – de Sétimo Severo a Maximino Trácio (193-249)

Recrudescimento da perseguição no século III. A perseguição de Sétimo Severo. Santo Irineu. Santo Andeol de Viviers. São Caralâmpio de Magnésia. São Leônidas. Os mártires de Alexandria. São Basílides e Santa Potamiena. Santa Perpétua, Felicidade e os mártires de Cartago. Entre Sétimo Severo e Maximino Trácio. São Mávilus e os mártires da África. Os santos Félix, Fortunao e Aquileu de Valence. Os santos Ferréolo e São Ferrúcio de Besançon. Os santos Teodoro, Filipa, Sócrates, Dionísio e Dióscoro. O papa São Calisto. Santa Martina. Santa Tatiana. A perseguição de Maximino Trácio. O Papa São Ponciano e Santo Hipólito. Santo André de Tréveris. Santa Bárbara. Os cristãos sob Filipe, o Árabe.

01:11:08

Aula 17 - As perseguições romanas – parte IV – A Perseguição de Décio

O panorama das perseguições até o tempo de Décio. A ascensão de Décio e seus editos persecutórios. A reação dos cristãos. Os cristãos no terror. No Egito: Santa Apolônia e os mártires de Alexandria. Na Itália: o papa São Fabiano. Santa Ágata. São Máximo de Aquileia. São Venâncio de Camerino. São Feliciano e Santa Messalina. Na Gália: São Dionísio de Paris. São Saturnino de Toulouse. Na Ásia Menor: São Piônio de Esmirna. São Cônon de Perge. São Luciano e São Marciano. São Cristóvão. Na Palestina: São Mercúrio de Cesareia. São Bábilas de Antioquia. Santo Alexandre de Jerusalém. Na África: São Casto e Santo Emílio. O fim da perseguição de Décio.

01:23:32

Aula 18 - As perseguições romanas – parte V – A Perseguição de Valeriano

As causas da perseguição. Os editos persecutórios. O Papa São Sisto II. São Lourenço. São Tarcísio. Santa Rufina e Santa Secunda. Santa Digna e Santa Emérita. São Proto e São Jacinto. Os mártires de Útica. São Cipriano. São Pátroclo de Troyes. São Frutuoso de Terragona. As perseguições na Ásia. São Poliúto de Melitene. A morte de Valeriano e a paz de Galiano. A tentativa de Aureliano de reiniciar a perseguição.

01:21:39

Aula 19 - Heresias, cismas e discussões na Igreja no século III

As heresias antitrinitárias do século III. Sabelianismo. Subordinacionismo. Adocionismo. Paulo de Samósata. O cisma de Hipólito. O tertulianismo. Os erros de Orígenes. A questão dos “lapsi”. O cisma de Novaciano. A questão do rebatismo e a querela entre São Cipriano e o Papa Santo Estêvão.

01:22:53

Aula 20 - A Grande Perseguição – parte I

Diocleciano e a Tetrarquia. A Igreja nos anos anteriores à perseguição. As causas da grande perseguição. Os editos persecutórios. As regiões mais afetadas. Na Hispânia: São Vicente de Saragoça. Os Santos Mártires de Lisboa. Santa Eulália de Mérida. Santa Eulália de Barcelona. Santa Leocádia de Toledo. Santa Engrácia e os Mártires de Saragoça. Perseguições nos domínios de Constâncio Cloro: Santo Albano de Verulâmio. Santa Afra. São Vítor de Marselha. São Genésio de Arles. São Floriano de Lauríaco. São Maurício e a Legião tebana. Na África: São Félix de Tibíaca. Santa Marciana. Santa Crispina de Tebaste.

01:14:31

Aula 21 - A Grande Perseguição de Diocleciano - parte II

A perseguição nas províncias balcânicas: As Mártires de Tessalônica. Santo Erasmo de Formia. São Vitorino de Pattau. São Sereno Jardineiro. Santo Irineu de Sirmio. Santa Anastácia de Sirmo. A perseguição no Egito: São Pedro de Alexandria. Santa Catarina. A perseguição na Síria e Palestina: os mártires de Tiro. Os mártires de Antioquia. São Procópio de Cicópolis. São Pânfilo de Cesareia. Santo Alfeu e São Zaqueu. Santos Cosme e Damião. São Romão e São Várulas.

01:26:59

Aula 22 - A Grande Perseguição de Diocleciano - parte III

A perseguição na Ásia Menor: os 20 mil mártires de Nicomédia. São Jorge. Santa Eufêmia de Calcedônia. São Ciro e Santa Julita. Santa Doroteia. São Filipe de Heracleia. A perseguição na Itália: Santa Luzia. São Januário. Santa Devota da Córsega. Santa Justina. São Vito. São Sabino de Spoleto. Santo Alexandre de Bérgamo. São Crisógono. Santa Cristina de Bolsena. São Sebastião. São Pancrácio. São Marcelino e São Pedro. São Genésio. Santa Susana. o Papa São Marcelo. Santa Filomena. Santa Inês. Santa Emerenciana. O edito de Tolerância de Galério.

01:26:46

Aula 23 - A conversão e o reinado de Constantino - parte I

Constantino. O colapso da Tetrarquia. A Batalha da Ponte Mílvia. O Édito de Milão. A perseguição e a derrota de Licínio. Importância do Édito de Milão e da vitória de Constantino.

01:24:55

Aula 24- A conversão e o reinado de Constantino - parte II

Influência da fé cristã no governo de Constantino. Influência cristã nas leis. Decretos moralizadores. Os benefícios trazidos por Constantino à Igreja. Constantino e os pagãos. A conversão de Constantino foi autêntica. Refutação dos argumentos contrários. Santa Helena e a invenção da Vera Cruz.

01:05:46

Aula 25 - A conversão e o reinado de Constantino - parte III

Constantino e o Concílio de Niceia. O Estado Romano à serviço da Igreja. Resposta às objeções liberais e modernistas. A fundação de Constantinopla. A morte e o batismo de Constantino.

01:28:23

Aula 26 - A crise ariana - parte I - o começo (c. 318-325)

A doutrina católica sobre a Santíssima Trindade. O Gnosticismo, o Sabelianismo e o Subordinacionismo. Ário. A heresia ariana. O início da crise. As lutas de Santo Alexandre. A entrada dos bispos na contenda. Eusébio de Nicomédia. O Concílio de Alexandria de 320. As maquinações de Eusébio de Nicomédia e as respostas de Santo Alexandre

01:16:59

Aula 27 - A crise ariana - parte II - o Concílio de Nicéia (325)

As primeiras intervenções de Constantino. A convocação do concílio. A fase preparatória. Os debates em Niceia. Os eusebianos. O Credo Niceno. O encerramento do concílio.

01:32:43

Aula 28 - A crise ariana - parte III (325-340)

Santo Atanásio e os seus primeiros anos de episcopado. As maquinações dos eusebianos. Ataque a Santo Eustáquio de Antioquia. O primeiro complô contra Santo Atanásio. As calúnias contra Atanásio. O conciliábulo de Tiro de 335. O inquérito da Mareóte. O primeiro exílio de Atanásio. A morte de Ário. A morte de Constantino e os três imperadores. Constâncio II à serviço do partido eusebiano. Primeira intervenção do Papa Júlio I. A segunda deposição de Atanásio.

01:22:03

Aula 29 - A crise ariana - parte IV (340-350)

A segunda deposição de Santo Atanásio. As perseguições arianas em Alexandria e no Egito. Atanásio diante do Papa Júlio. O concílio de Antioquia de 341. O concílio de Roma de 341. O início da resistência católica. Atanásio em Roma. O concílio de Sardica. A conspiração eusebiana em Filipópolis. O método eusebiano de conquista da Igreja. O segundo retorno de Santo Atanásio.

01:34:59

Aula 30 - A crise ariana - parte V (350-356)

A “década dourada” de Santo Atanásio. Dídimo, o Cego. A morte de Constante e o I Concílio de Sirmio. O soerguimento do arianismo. Ursácio e Valente. O Papa Libério. Atanásio prepara os seus para o combate. O conciliábulo de Arles de 353. O conciliábulo de Milão de 355. Lúcifer de Cagliari. Santo Eusébio de Vercelli. O exílio do Papa Libério. O exílio de Ósio de Córdoba. As perseguições subsequentes.

01:27:26

Aula 31 - A crise ariana - parte VI (356-361)

A invasão a Alexandria e 356 e o terceiro exílio. Jorge da Capadócia. As apologias de Santo Atanásio durante o terceiro exílio. A perseguição na Gália e as lutas de Santo Hilário de Poitiers. A divisão do partido herético. Os conciliábulos de Sirmio. As várias vertentes dentro do partido ariano. Os semiarianismo e os anomeanos. O Concílio de Rimini-Selêucia. Os acacianos. Santo Atanásio no deserto.

01:26:54

Aula 32 - A crise ariana - parte VII - o caso do Papa Libério

As variadas teorias a respeito da queda do Papa Libério e análise de cada uma delas.

01:24:28

Aula 33 - A crise ariana - parte VIII (361-381)

A crise ariana sob Juliano. O quarto exílio de Atanásio. Sob o governo de Joviano. As perseguições arianas de Valente. O quinto exílio. A morte de Atanásio. O Papa São Dâmaso. São Gregório Nazianzeno. São Pedro de Sebaste. São Melécio. Santo Ambrósio. São Basílio Magno. O terror do usurpador Lúcio no Egito. A queda de Valente. Teodósio e o I Concílio de Constantinopla.

01:30:04

Aula 34 - Outras heresias do século IV

O donatismo. O macedonianismo. O apolinarismo. O maniqueísmo. O priscilianismo.

01:21:49

Aula 35 - Glória e crescimento da Igreja no século IV

Expansão da Igreja no Império Romano no século IV. Expansão da Igreja na Pérsia, na Armênia e na Etiópia. São Frumêncio de Axum. A penetração da Igreja na sociedade romana. Bispos que pregaram entre os camponeses. As missões de São Martinho de Tours. A organização da Igreja no século IV. Características das igrejas locais. Origem dos patriarcados. A vida católica no século IV. Oração. Peregrinações. Culto às relíquias.

01:41:54

Aula 36 - A liturgia e a arte católica no século IV

A liturgia no século IV. Festas litúrgicas do século IV. A arte católica no século IV. As primeiras basílicas.

00:57:45

Aula 37 - O papado no século IV

São Milcíades. São Silvestre I. São Marcos. São Júlio I. Libério. São Dâmaso I. São Sirício.

01:23:02

Aula 38 - Os primeiros tempos da vida monástica

As origens da vida monástica. Os primeiros anacoretas da Tebaida. São Paulo de Tebas. A vida de Santo Antão. Outros importantes anacoretas do século IV: Santo Amon, São Macário do Egito, São Macário de Alexandria, Santo Onofre, Santa Maria do Egito. Os primeiros cenobitas. São Pacômio. O cenobitismo na Palestina. Santo Hilarião. A regra de São Basílio. O caráter do monasticismo.

01:33:34

Aula 39 - Padres e Doutores do século IV

A era de ouro da Patrística. As razões do apogeu. História: Eusébio de Cesareia, Rufino, Sulpício Severo, Sócrates, Sozomeno, Teodoreto. Poesia: Prudêncio, Juvêncio, Santo Efrém. Polêmica e Dogmática: Santo Atanásio, Santo Hilário de Poitiers, São João Crisóstomo, São Jerônimo, São Cirilo de Jerusalém, Santo Ambrósio. Os Padres Capadócios: São Basílio Magno, São Gregório Nazianzeno, São Gregório de Nissa.

01:24:38

Aula 40 – Igreja e Estado no século IV: o nascimento do Império Cristão

A relação entre Igreja e Estado antes de Constantino. O “problema” de Tertuliano. A conversão de Constantino e o surgimento do Império cristão. Aspirações cesaropapistas dos imperadores e suas manifestações no século IV. Resistência dos bispos ao cesaropapismo. A devida ordenação do temporal ao espiritual. O século IV como gênese da Idade Média.

01:10:33

Aula 41 - Juliano, o Apóstata: o último ataque pagão e o desmoronamento do paganismo antigo

Manifestações do paganismo no final do século IV. A pessoa de Juliano. Sua apostasia. Ascensão de Juliano. Os objetivos de Juliano. Tentativas de repaganização. O combate de Juliano à Igreja. O fracasso da tentativa. A morte do último imperador pagão. A agonia do paganismo: as medidas antipagãs de Joviano, Valentiniano I, Graciano e Valentiniano II. O caso da estátua da deusa Vitória no Senado Romano.

01:42:16

Aula 42 - A vitória da Igreja sobre o Império Romano: o fim do mundo antigo e o início do mundo medieval

Como a doutrina cristã passou a influir nos rumos da sociedade. A transformação dos costumes e da lei. A crescente autoridade dos bispos. Um bispo modelo: Santo Ambrósio. Santo Ambrósio e o poder político. Santo Ambrósio, a Igreja e a ressignificação da missão histórica de Roma. Teodósio e a vitória da Igreja. A fé católica como religião oficial do Império Romano. Desaparecimento do paganismo antigo. A morte de Teodósio e Santo Ambrósio.

BIBLIOGRAFIA DO MÓDULO

BIBLIOGRAFIA DO MÓDULO

BIBLIOGRAFIA DO MÓDULO

BIBLIOGRAFIA DO MÓDULO

A Igreja Antiga (33-381)

OBS: as obras assinaladas com * encontram-se em português. Dentre as obras de caráter geral, ou seja, aquelas cujo escopo abrange toda a história da Igreja, nenhuma em língua vernácula parece superar, ao menos em termo de multiplicidade dos assuntos abordados, a “Histoire Ecclesiastique”, do padre Fleury, e a “Histoire Universelle de l’Église Catholique”, do padre Rohrbacher. A primeira estende-se até o século XVI, a segunda, até o XIX. Ambas, seguindo o método historiográfico tradicional, abordam os temas em estrita ordem cronológica, não distribuindo os acontecimentos por assunto. Na obra de Fleury, a história da Igreja Antiga é examinada entre os tomos 1 e 4: o tomo 1 estende-se de Cristo ao ano 200; o tomo 2, do ano 200 ao 313; o 3o tomo, de 313 a 361; o 4o tomo, de 361 a 395. Na obra de Rohrbacher, a história da Igreja Antiga é narrada entre os tomos 4 a 7: o tomo 4, dedica-se ao período que vai desde o nascimento de Cristo ao ano 100; o tomo 5, de 100 a 283; o tomo 6, de 283 a 363; e o tomo 7, do ano 363 ao 430.

Recomendamos, igualmente a “Histoire generale de l’Église”, de Bérault-Bercastel, que estuda a história da Igreja Antiga no seus tomos I e II.

Também de caráter geral, a obra de Auguste Boulenger, “Histoire generale de l’Église”, volumes I (do ano 30 ao ano 100, sobre os tempos apostólicos), II (de 100 a 313, o tempo das perseguições), e III (de 313 a 476, a Igreja e o Estado Cristão). Também referencial é a obra do cardeal Hergenröther, “Histoire de L’Église”, redigida em alemão, mas disponível em francês e em italiano, tomos I (do ano 1 ao ano 312) e II (do ano 312 ao 814).

Sugere-se, ainda, volume 1 (partes I a IV) da “Historia de la Iglesia Catolica”, dos padres Villoslada, Llorca e Montalban (recomendamos a 2a edição) e o 1o volume da “História da Santa Igreja”,* do padre Alfredo Sáenz.

A “Histoire des concilies”, de Karl Joseph Hefele, é igualmente relevante. Apesar de debruçar-se especificamente sobre o decurso dos concílios ecumênicos e regionais, os situa, com rigor, no contexto em que ocorreram. Ademais, apresenta os documentos originais greco-latinos de cada concílio, com uma tradução vernácula. Para a história da Igreja Antiga, os tomos I (das origens a 344) e II (de 344 a 450), da obra de Hefele.

Continua sendo uma boa obra a “Igreja dos Apóstolos e dos Mártires”,* primeiro volume da coleção de Daniel-Rops, apesar de, em alguns momentos, o autor ceder a certo linguajar humanista e, por vezes, exagerar os prejuízos causados à Igreja por sua união ao Estado (claro preconceito liberal). Estas passagens devem ser lidas com cautela. O mesmo cuidado há que se ter com respeito ao “Manual de Historia de La Iglesia”, de Jedin, que se situa numa linha historiográfica bastante moderna e cujos tomos finais são bastante criticáveis. Trata-se, no entanto, de uma obra séria, sobretudo seu primeiro volume, que aborda a Igreja Antiga.

Acervo de valiosas informações a respeito dos primeiros séculos da Igreja são os dezesseis tomos das “Mémoires pour servir à l'histoire ecclésiastique des six premiers siècles”, de Tillemont.

Recomendamos entusiasticamente a “Formação da Cidade Cristã”,* de Rúben Calderón Bouchet, leitura essencial, e o “El Reino de Dios II, La Iglesia y el Orden Político”, do padre Álvaro Calderón. Os capítulos iniciais das duas obras dedicam-se à Igreja Antiga.

Dentre as fontes primárias gerais dos primeiros séculos da Igreja, a obra referencial será sempre a “História Eclesiástica”,* de Eusébio de Cesareia, escrita em dez livros que compreendem desde Jesus Cristo até o ano 323. O mesmo Eusébio escreveu “A Vida de Constantino”, importante fonte para a história da Igreja no tempo do primeiro imperador cristão. A “História Eclesiástica” de Eusébio foi continuada por Rufino de Aquileia, que a estendeu até o ano 395. A respeito dos acontecimentos do século IV, são essenciais as “Histórias Eclesiásticas” de Sozomeno (até 425), Sócrates (até 439) e Teodoreto (até 428). As três já foram vertidas para o inglês e para o francês.

Também o “De Viris Illustribus”, de São Jerônimo, com 135 biografias dos principais personagens da história católica entre os séculos I e IV.

Ademais, o “Da morte dos perseguidores”, de Lactâncio.

Para a compreensão do Império Romano, mundo no qual a Igreja nasceu, “A Vida dos Doze Césares”,* de Suetônio; as “Histórias”,* de Tácito, e a “Eneida”,* de Virgílio. Também “A civilização romana”,* “O Império Romano”,* “Le Siècle d’Auguste”, todos de Pierre Grimal; “Pax romana. Ensayo para uma interpretación del poder político en Roma”, de Rúben Calderón Bouchet; “Roma, a história de um Império”,* de Greg Woolf. Recomenda-se, ademais, o interessante estudo publicado como “Europa, a via romana”,* de Remy Brague; e “O fim do mundo antigo e o princípio da Idade Média”,* de Ferdinand Lot.

Para o estudo da Romanidade, tanto em si mesma, quanto em sua relação com a Igreja nascente, “Cristianismo e Cultura Clássica”,* de Thomas Noris Cochrane; “Le Christianisme et l'Empire romain de Néron à Théodose”, de Paul Allard; e “La fin du paganisme”, de Gaston Boissier.

Sobre os tempos mais remotos da Igreja, recomenda-se as obras dos “Padres Apostólicos”: a “Carta aos coríntios”,* do Papa São Clemente; as sete “Cartas”,* de Santo Inácio de Antioquia; a “Carta aos Filipenses”,* de São Policarpo, assim como a “Didaquê”,* a “Carta do Pseudo-Barnabé”* e o “Pastor de Hermas”.*

Sobre os mártires dos primeiros séculos, duas coleções de atas dos martírios: a “Acta Martyrum”, organizada por Ruinart e as “Actas de los mártires”, organizada por Daniel Ruiz Bueno. Recomendamos, ainda, “Martyrs de Lyon”, de Joël Schmidt.

Sobre as perseguições, a vasta obra de Paul Allard continua insuperada, nomeadamente o “Dix leçons sur le martyre”, que apresenta um panorama geral. Para o exame de cada época, as obras o mesmo autor: “Histoire des persécutions pendant les deux premiers siècles” (sobre as perseguições desde Nero a Cômodo); “Les persécutions pendant la première moitié du troisième siècle” (desde Sétimo Severo até Décio); “Histoire des persécutions pendant la seconde moitié du terceiro siècle” (desde Valeriano até Diocleciano); “La persécution de Dioclétien et le triomphe de l'Église” (sobre a perseguição de Diocleciano e a Igreja sob Constantino) e, por fim, “Les dernières persécutions du quatrième siècle” (que estende-se até Juliano, o Apóstata).

A literatura apologética dos séculos II e III fornece um acervo inestimável de informações sobre a Igreja naquele período, sobretudo de sua relação com a sociedade romana e com seus perseguidores. Dentre as apologias, recomenda-se estudar, principalmente, o “Diálogo com Trifão” e as duas “Apologias”,* de São Justino; o “Apologético”* e “Aos gentios”,* de Tertuliano; e o “Contra Celso”,* de Orígenes. Recomenda-se, ainda, a pequena, mas preciosa “Carta a Diogneto”;* o “Discurso aos Gregos”,* de Taciano; a “Súplica pelos cristãos”,* de Atanágoras; a “Sátira dos filósofos gregos”, de Hérmias; e “Apologia”,* de Santo Aristides.

Para a Igreja em meados do século III, a vasta obra de São Cipriano, mormente suas “Cartas”,* e seu “A Unidade da Igreja Católica”.* É de grande relevância, igualmente, a “Tradição Apostólica”,* obra reconstituída de Santo Hipólito.

Sobre o papado nos primeiros séculos, além do “Liber Pontificalis”, também o primeiro volume da “Histoire de la Papauté”, de Henrion; o volume I da “História dos papas”,* de Castiglione e Saba; “O Papado na Igreja Primitiva”,* de Adrian Fortescue; e “Los papas”, de Antonino Lopes.

Quanto à obra “Santos e Pecadores”,* livro disponível em português sobre a história dos papas do irlandês Eamon Duffy, cumpre salientar que cede flagrantemente à mais reprovável crítica histórica de caráter protestante ao examinar as origens do papado, e ao evolucionismo mais nitidamente modernista ao avaliar os séculos XIX e XX. O restante da obra, excluído certo preconceito liberal aqui e acolá, é aproveitável. O mesmo diga-se do “Dicionário Enciclopédico dos Papas”,* de Battista Mondin.

De Patrologia, a literatura é vastíssima. A obra de Quasten e do Institutum Angelicum Augustinianum, já foi publicada no Brasil como “Patrologia”,* em seis volumes, quatro dos quais dizem respeito à Igreja Antiga: o volume 1 (do Credo Apostólico a Santo Irineu); o volume 2 (entre Santo Irineu e o Concílio de Niceia); o volume 3 (a era de ouro da Patrística grega); e o volume 4 (a era de ouro da Patrística latina).

Também sobre Patrologia, o “Curso de Patrologia”,* do padre João Batista Insuelas; a “Patrologia”,* de Altaner e Stuiber; o tomo I da “Patrologie et Histoire de La Théologie”, de Cayré; “História da Filosofia Patrística”, de Claudio Moreschini e “História da Literatura Cristã Antiga Grega e Latina”,* do mesmo Moreschini e de Norelli; “The greek fathers”, de Fortescue. Recomenda-se, ademais, o volume I da “História da Filosofia”,* de Dario Antiseri e de Giovanni Reale, o volume I da “Uma História da Filosofia”,* do padre Copleston; e o volume I da “História da Filosofia”,* do padre Thonnard.

Sobre a educação nos primeiros séculos da Igreja, as três principais obras de Clemente de Alexandria: “Protrepticus”,* “Paedagogus”,* e “Stromata”. Especificamente sobre a pedagogia de Orígenes, o “Agradecimento a Orígenes”, de São Gregório Taumaturgo. É de grande utilidade, ainda, a “Carta aos jovens sobre a utilidade da literatura pagã”,* de São Basílio Magno”.

Também sobre a educação católica nos primórdios, a “História da educação na Antiguidade”,* de Henri Marrou; “Influence des Pères de l'Église sur l'éducation publique pendant les cinq primeiros séculos de l'ère chrétienne”, de Jean P.A. Lalanne; a “História da educação na Antiguidade Cristã”,* de Ruy Afonso da Costa Nunes; e “Clemente de Alexandría”, de Gustave Bardy.

Sobre as heresias nos primeiros séculos, “Contra as heresias”,* de Santo Irineu de Lyon; a “Philosophumena”, ou “Refutação de todas as heresias”, de Santo Hipólito; o “Dictionnaire des hérésies, des erreurs et des schismes”, de J. J. Claris; os capítulos iniciais de “História das heresias e suas refutações”,* de Santo Afonso de Ligório; “As grandes heresias”,* de Hillaire Belloc.

Especificamente sobre acontecimentos do século IV, sobretudo a crise ariana, recomenda-se, as supracitadas obras de Eusébio, Teodoreto, Sócrates e Sozomeno, mas principalmente as obras históricas e apologéticas de Santo Atanásio: a “História dos arianos”, a “Apologia contra os arianos”, o “Sobre os Sínodos de Rimini e Selêucia”, a “Apologia de sua fuga”,* a “Apologia ao imperador Constâncio”,* e seu vasto epistolário. Ademais, o “Contra Constâncio”, de Santo Hilário de Poitiers, e a “Autobiografia”,* de São Gregório Nazianzeno.

Ainda sobre a crise ariana, o nosso “Santo Atanásio e a Crise Ariana”;* a conhecida obra do cardeal Newman, “Arians of the Fourth Century”; e também o “La vie de S. Athanase, archevesque d’Alexandrie”, de Godefroy Hermant; o grande estudo “Saint Athanase. Étude Littéraire”, de Eugène Fialon; a pequena biografia “Saint Athanase”, de Bardy; e “Vie de Saint Athanase”, de Paul Barbier.

Ainda, “L’Église dans l'Empire romain (IVe-Ve siècle)”, de Jean Gaudemet; “L’eglise de l’antiquite tardive (303-604)” de Henri-Irénée Marrou, e o também referencial “La Paix Constantinienne et le Catholicisme”, de Pierre Battifol, apesar da suspeita de heterodoxia do autor.

Sobre a arte cristã nas origens, o volume 1 da “Histoire de l’Art”, coordenada por Emile Mâle; “Les plus anciennes basiliques chrètiennes”, também de Mâle; e a vasta obra de Louis Brehiér: “L'art chrétien, son développement iconographique des origines à nos jours”; “Les basiliques Chrétiennes”; e seu “Les églises romanes”.

Sobre São Justino Mártir, “Justin. Sa Vie et sa Doctrine”, do padre Bery, e “Saint Justin”, de Barth Aubé.

Sobre Santo Hilário de Poitiers, “Saint Hilaire”, de R. P. Largent.

Sobre São Martinho de Tours, a “Vida de Martinho”, de São Sulpício Severo; e“Celui par qui la Gaule devint chrétienne”, de Régine Pernoud.

Sobre São Basílio Magno, “Saint Basile”, de V. Lecoffre.

Sobre Juliano, o Apóstata, a obra em dois volumes de Allard, “Julien l’apostat”.

Sobre o Sacramento da Penitência, “La Pénitence publique dans l'Église primitive” e “La Confession sacramentelle dans l'église primitive”, ambas do padre Elphège Vacandard.

Sobre a escravidão no começo da Igreja, “Les Esclaves chrétiens depuis les premiers temps de L’Église”, também de Allard; e “A Igreja Católica e a escravidão”,* do padre James Balmes.

Para os primeiros tempos da vida monástica, a “Vida e conduta de Santo Antão”,* escrita por Santo Atanásio”; a “Vida de São Pacômio”,* de autor desconhecido do século IV; “L’ordre monastique des origines au Xiième siècle”, de U. Berlière; e o tomo I do “Les Moines en Occidente”, de Ivan Gobry. Também os primeiros capítulos de “Grandes mestres da vida espiritual”,* do padre Royo-Marín.

Cardeal Barônio Educação LTDA

CNPJ 45.780.200/0001-42

Todos os direitos reservados

Cardeal Barônio Educação LTDA

CNPJ 45.780.200/0001-42

Todos os direitos reservados

Cardeal Barônio Educação LTDA

CNPJ 45.780.200/0001-42

Todos os direitos reservados