Os Tempos Carolíngios

Módulo III do curso de História Universal da Igreja

Curso Disponível na assinatura da Escola.

Curso Disponível na assinatura da Escola.

Curso Disponível na assinatura da Escola.

Curso Disponível na assinatura da Escola.

APRESENTAÇÃO DO MÓDULO

APRESENTAÇÃO DO MÓDULO

APRESENTAÇÃO DO MÓDULO

APRESENTAÇÃO DO MÓDULO

Do colapso do Império do Ocidente ao surgimento de novos reinos, acompanhamos como a Igreja guardou a fé e conduziu povos inteiros à vida cristã. Bispos e monges santos tornam-se o eixo de continuidade numa época de ruínas e recomposição.

Vemos a conversão dos francos com Clóvis, o abandono do arianismo entre visigodos e lombardos, e a influência de rainhas e missionários na evangelização das cortes. São Bento lança a Regra que ordena a vida monástica; São Gregório Magno envia Santo Agostinho à Cantuária; irlandeses como São Columba e São Columbano percorrem a Europa fundando mosteiros.

Os mosteiros salvaguardam livros, formam costumes e irradiam vida cristã; nas cidades, a caridade organizada e a disciplina eclesiástica moldam o cotidiano. A memória dos santos, o culto das relíquias e as peregrinações alimentam a esperança e fortalecem a unidade da fé.

Sem ocultar as provações, como heresias persistentes e o avanço islâmico no Mediterrâneo, o módulo mostra como nascem os alicerces da futura Cristandade medieval. Ao final, o aluno situa pessoas, textos e acontecimentos decisivos desse período de transição e semeadura.

Professor:

Lucas Lancaster

Escritor e professor de História da Igreja, formado em História e mestre em Direito.

Professor:

Lucas Lancaster

Escritor e professor de História da Igreja, formado em História e mestre em Direito.

Professor:

Lucas Lancaster

Escritor e professor de História da Igreja, formado em História e mestre em Direito.

Professor:

Lucas Lancaster

Escritor e professor de História da Igreja, formado em História e mestre em Direito.

Aulas

01:02:45

Aula 81 - Introdução à Igreja na Era Carolíngia

Apresentação resumida do conteúdo do terceiro módulo.

01:42:20

Aula 82 - A Igreja e a ascensão da Dinastia Carolíngia

A mudança no quadro político europeu no século VIII. O papado e a Itália. A era dos “prefeitos do palácio” entre os francos. Pepino de Herstal. Ascensão de Carlos Martel. As invasões islâmicas na Gália. A invasão de 732 e a Batalha de Poitiers. Carlos Martel, São Bonifácio e os Papas. O reino de Pepino, o Breve. O Papa Estevão II. A Doação de Pepino e a fundação dos Estados Papais.

01:25:45

Aula 83 – O reinado de Carlos Magno – parte I.

Quem era Carlos Magno. Sua ascensão. A conquista do reino lombardo. O Papa Estevão III. O importante pontificado de Adriano I. O auxílio de Carlos Magno ao Papa Leão III.

01:18:41

Aula 84 – O reinado de Carlos Magno – parte II – A Restauração do Império do Ocidente.

A ideia imperial e a fé católica. A sobrevivência da ideia imperial. Precedentes da ideia imperial na época de Carlos Magno. O Natal de 800: a coroação imperial de Carlos Magno. A reação bizantina. O que significava o novo Império? O fundamento do Império Romano restaurado.

01:17:40

Aula 85 – O reinado de Carlos Magno – parte III - A expansão do Império.

O novo Império Romano do Ocidente. A conquista da Baviera. A guerra contra os ávaros. A conquista da Saxônia. Campanhas contra os eslavos. Carlos Magno e o Califado Abássida. Carlos Magno na Reconquista Ibérica. A cilada de Ronscesvales. A fundação da Marca Hispânica. Luzes e sombras nas conquistas de Carlos Magno.

01:30:29

Aula 86 – O reinado de Carlos Magno – parte IV - O imperador e a Igreja.

Interferências de Carlos Magno nas questões eclesiásticas. Imensos benefícios que a Igreja hauriu no governo de Carlos Magno. Os usos religiosos no tempo de Carlos Magno. A difusão do rito romano. Melhoria da situação moral no tempo de Carlos Magno. Leis sociais de Carlos Magno. Desabrochar urbano. As Dietas Imperiais. A gênese do feudalismo.

01:36:10

Aula 87 – O reinado de Carlos Magno – parte V – A Renascença Carolíngia.

A obra reformadora de São Bonifácio. A educação de Carlos Magno. As origens da Escola Palatina. Aix-la- Chapelle. Paulo, o Diácono. Alcuíno de York. Extensão do conhecimento de Alcuíno. Os membros da Escola Palatina. O que era a Escola Palatina. Os frutos da Escola Palestina em termos de produção literária, teologia e escrita. A difusão das escolas e a promoção da cultura por Carlos Magno. O renascimento artístico sob Carlos Magno. A gênese do estilo românico. A morte de Carlos Magno.

01:42:05

Aula 88 - A Crise do século IX e a dissolução do Império Carolíngio

A decadência carolíngia. As causas da decadência carolíngia. As novas invasões. O nascimento do feudalismo. A Igreja entre os séculos IX e X – uma introdução. Defesa da unidade cristã pela Igreja. O reinado de Luís, o Piedoso. O Tratado de Verdun e a fragmentação do Império Carolíngio.

01:25:50

Aula 89 - As lutas dos bispos pela unidade da Europa e os papas da primeira metade do século IX

A fragilidade da união entre os netos de Carlos Magno. Tentativas pacificadoras dos bispos. A intervenção de Hincmar de Reims e do clero francês pela paz. A Igreja impede a invasão de Luís, o Germânico à França. A supremacia do espiritual sobre o temporal. A expectativa por um papado forte: Papas Estevão IV, São Pascoal, Eugênio II, Valentino, Gregório IV, Sérgio II. O saque do Vaticano em 846 e o Papa São Leão IV. O papa Bento III.

01:42:25

Aula 90 - São Nicolau Magno e os grandes papas do século IX

A ascensão de São Nicolau Magno. A pessoa do grande papa. O caso do divórcio de Lotário II. Nicolau, árbitro do Ocidente. Nicolau enquanto chefe da Igreja. O imperador Luís II. O pontificado de Adriano II. João VIII e a reforma da Igreja. As lutas de João VIII pela paz no Ocidente e pela defesa da Itália. Carlos, o Calvo e Carlos, o Gordo. João VIII e a gênese da Cristandade.

01:07:18

Aula 91 - A vida católica no século IX

Os “julgamentos de Deus”. Lutas de Agobardo de Lyon contra as superstições O esforço da Igreja pela educação dos leigos. O papel educador, legislador e civilizador da Igreja naqueles dias. Os “Espelhos dos príncipes” e a educação da nobreza. O matrimônio e a família. As práticas devocionais. A continuação da Renascença Carolíngia.

01:26:45

Aula 92 - O cisma de Fócio

O cesaropapismo bizantino, uma recapitulação. Suas manifestações nos séculos VIII e IX. A autoridade do patriarca de Constantinopla As origens do cisma de Fócio. Santo Inácio de Constantinopla. A ascensão de Fócio. A primeira intervenção de São Nicolau Magno e o início do cisma. O conciliábulo de Fócio. A epístola do Papa a Miguel III. A ascensão de Basílio I. O IV Concílio de Constantinopla. A ascensão de João VIII e o retorno de Fócio. O impacto do cisma de Fócio. Os imperadores macedônios e as guerras bizantino-árabes dos séculos IX e X.

01:23:00

Aula 93 – A Igreja e as invasões normandas.

Os povos normandos. O modo de ataque dos normandos. Panorama geral das invasões vikings. Os ataques ao continente no século IX. O cerco a Paris em 885. Os ataques às Ilhas Britânicas. Egberto de Wessex. Os combates do rei Alfredo Magno. A Igreja e as invasões normandas. Os ataques aos mosteiros. Os prejuízos causados à obra da Igreja. A fundação do ducado da Normandia

01:41:25

Aula 94 – A crise do século X.

Causas da crise. Invasões. O aprofundamento da decadência carolíngia. A degradação econômica e social. A degradação intelectual e moral. Os papas do final do século IX. Marino I. Santo Adriano III. Estêvão V. Formoso. Bonifácio VI. O Papa Estêvão VI e o Sínodo do Cadáver. Teodoro II. João IX. A decadência do clero. Panorama geral da crise do século X.

01:13:50

Aula 95 – A crise no papado entre os séculos X e XI.

Visões conflitantes sobre aquela época. A violência. Considerações gerais sobre o papado do “século de ferro”. A Era Teofilacto. Teodora e Marózia. O papa Sérgio III. João X. João XI. A influência de Alberico. Leão VII. Estevão VIII. Marino II. Agapito II. João XII. A coroação de Oto Magno. A era das disputas entre alemães e italianos. O partido imperial. João XIII. Bento VII. João XV. O notável pontificado de Silvestre II. A era dos condes de Túsculo. O terrível Bento IX.

01:08:07

Aula 96 – A reforma da Igreja – parte I – A Reforma de Cluny.

A decadência dos mosteiros no começo do século X. Guilherme da Aquitânia, São Bernão e a fundação de Cluny. Santo Odão e a fundação da Congregação de Cluny. A Abadia de Fleury. O espírito de Cluny. São Maiolo. Santo Odilo. A difusão de Cluny na França. Resistências a Cluny. A expansão de Cluny para Castela e Aragão. A expansão de Cluny na Inglaterra. São Hugo, o Grande.

01:34:55

Aula 97 - A Reforma da Igreja - parte II: A reforma do clero secular

Aspectos gerais da reforma dos séculos X e XI. Outras iniciativas de reforma monástica. São Geraldo de Brógne. São João de Vendières. São Romualdo de Ravena e fundação da Ordem Camaldulense. São João Gualberto. O impacto de Cluny. A reforma na Normandia e a na Inglaterra. São Maurício e Lanfranco da Cantuária. A Pataria em Milão. Santo Arialdo. São Pedro Damião. O Cardeal Humberto da Silva-Cândida e o problema das investiduras leigas.

01:28:09

Aula 98 – A conversão dos eslavos.

A Grande Morávia e as missões de São Cirilo e São Metódio. A conversão da Boêmia. Santa Ludmila e São Venceslau. Santo Adalberto de Praga. A conversão da Polônia. A conversão da Rússia. Santa Olga e São Vladimir.

01:29:37

Aula 99 - A conversão da Hungria e da Escandinávia

As invasões húngaras. Primeira penetração da Igreja na Hungria. O batismo de Gesa. A ascensão de Santo Estêvão. Sua elevação a rei. O governo de Santo Estêvão e a conversão dos húngaros. A Escandinávia. As missões de Santo Anscário de Hamburgo. A fé chega na Dinamarca e na Suécia. A importância de Santo Anscário para a evangelização do norte.

01:03:01

Aula 100 - A conversão da Escandinávia - parte II

A inatividade das missões no norte após a morte de Santo Anscário. O triunfo da Igreja na Dinamarca. Sueno Barba-Bifurcada. Canuto II Magno. Sueno II. São Canuto IV. A conversão da Noruega. Santo Olavo. O triunfo da Igreja na Suécia. São Siegfried.

02:33:29

Aula 101 - O Cisma do Oriente

Causas remotas do cisma. Alegações dos cismáticos sobre as causas. Resposta a essas alegações. Recapitulação do cisma de Fócio. Causas do adiamento do rompimento. O caso do quarto casamento de Leão VI, o Sábio. O antagonismo entre Roma e Constantinopla. A questão Filioque. Miguel Cerulário. A campanha antiocidental de Cerulário. A resposta do Papa Leão IX. A carta de Leão IX a Cerulário. O cardeal Humberto da Silva-Cândida e a mútua excomunhão de 1054. A consumação do cisma. Tentativas de sanar o cisma nos séculos XIII e XV.

01:36:00

Aula 102 – A Reforma Gregoriana – parte I

A fundação do Sacro Império Romano-Germânico. Oto Magno. O entendimento entre Oto III e o Papa Silvestre II. As intervenções do imperador Henrique III. O papa Gregório VI. O papa Clemente II. O quadro em que se desenrolou a Reforma Gregoriana. O que foi a Reforma Gregoriana? O pontificado de São Leão IX. Os papas reformadores. Vítor II. Estevão IX. Nicolau II. Alexandre II.

01:35:23

Aula 103 - A Reforma Gregoriana - parte II - São Gregório VII

Panorama geral da Reforma Gregoriana. Os começos de Hildebrando. A eleição de Gregório VII. A concepção de justiça de Gregório VII. Opções que se colocavam para a reforma da Igreja. O concílio romano de 1074. A resistência de Filipe I da França. A resistência no Sacro Império Romano. A resposta do papa às resistências. São Gregório VII e os outros reinos cristãos. A questão das investiduras.

01:45:34

Aula 104 - A Reforma Gregoriana - Parte III - A Guerra das Investiduras

São Gregório VII e o alvorecer da Cristandade. O problema das investiduras. O decreto de 1075 contra as investiduras laicas. O Dictatus Papae. A excomunhão e deposição de Henrique IV. Entre a excomunhão e Canossa. A penitência de Canossa. Reincidência de Henrique IV. A excomunhão de 1080. A condessa Matilde. Últimos combates de São Gregório VII. A morte de São Gregório VII. A importância de seu pontificado.

01:39:00

Aula 105 – A Reconquista Ibérica entre os séculos VIII e X.

A conquista islâmica da Espanha. Os cristãos sob domínio muçulmano entre os séculos VIII e IX. Os santos mártires de Córdoba. Santo Eulógio de Córdoba. O início da Reconquista. Dom Pelágio. A Batalha de Covadonga. O Reino da Astúrias. Afonso I. Afonso II. A descoberta da tumba de São Tiago. A Marca Hispânica e o surgimento dos estados do nordeste da Península. A Batalha de Clavijo e Santiago Matamoros. Ordonho I. Afonso III Magno. A Reconquista no século X. Ramiro II e Abderramão III. O nascimento do condado de Castela.

01:05:15

Aula 106 – A Reconquista Ibérica no século XI

A Espanha no começo do século XI. As taifas islâmicas. O reino de Leão sob Afonso V. A unificação dos reinos sob Sancho Garcês III. A ascensão de Castela, sob Fernando I Magno, e de Aragão, sob Ramiro I. O reinado de Afonso VI de Leão e Castela. A tomada de Toledo. A consolidação da ideia de Reconquista. A chegada de Cluny na Espanha. A Reforma da Igreja na Espanha do século XI.

01:16:39

Aula 107- A Paz de Deus e a pacificação da Europa

A decadência dos costumes no começo do século XI. Exemplos de Fouques Nerra e Constança de Arles. Focos de esperança na realeza e nobreza cristãs. Santo Henrique II. Santo Eduardo, o Confessor. A reforma da vida aristocrática. Adalberão de Laon e as três ordens. A Paz de Deus. A Trégua de Deus. A busca pela paz universal na Cristandade.

Aulas

01:02:45

Aula 81 - Introdução à Igreja na Era Carolíngia

Apresentação resumida do conteúdo do terceiro módulo.

01:42:20

Aula 82 - A Igreja e a ascensão da Dinastia Carolíngia

A mudança no quadro político europeu no século VIII. O papado e a Itália. A era dos “prefeitos do palácio” entre os francos. Pepino de Herstal. Ascensão de Carlos Martel. As invasões islâmicas na Gália. A invasão de 732 e a Batalha de Poitiers. Carlos Martel, São Bonifácio e os Papas. O reino de Pepino, o Breve. O Papa Estevão II. A Doação de Pepino e a fundação dos Estados Papais.

01:25:45

Aula 83 – O reinado de Carlos Magno – parte I.

Quem era Carlos Magno. Sua ascensão. A conquista do reino lombardo. O Papa Estevão III. O importante pontificado de Adriano I. O auxílio de Carlos Magno ao Papa Leão III.

01:18:41

Aula 84 – O reinado de Carlos Magno – parte II – A Restauração do Império do Ocidente.

A ideia imperial e a fé católica. A sobrevivência da ideia imperial. Precedentes da ideia imperial na época de Carlos Magno. O Natal de 800: a coroação imperial de Carlos Magno. A reação bizantina. O que significava o novo Império? O fundamento do Império Romano restaurado.

01:17:40

Aula 85 – O reinado de Carlos Magno – parte III - A expansão do Império.

O novo Império Romano do Ocidente. A conquista da Baviera. A guerra contra os ávaros. A conquista da Saxônia. Campanhas contra os eslavos. Carlos Magno e o Califado Abássida. Carlos Magno na Reconquista Ibérica. A cilada de Ronscesvales. A fundação da Marca Hispânica. Luzes e sombras nas conquistas de Carlos Magno.

01:30:29

Aula 86 – O reinado de Carlos Magno – parte IV - O imperador e a Igreja.

Interferências de Carlos Magno nas questões eclesiásticas. Imensos benefícios que a Igreja hauriu no governo de Carlos Magno. Os usos religiosos no tempo de Carlos Magno. A difusão do rito romano. Melhoria da situação moral no tempo de Carlos Magno. Leis sociais de Carlos Magno. Desabrochar urbano. As Dietas Imperiais. A gênese do feudalismo.

01:36:10

Aula 87 – O reinado de Carlos Magno – parte V – A Renascença Carolíngia.

A obra reformadora de São Bonifácio. A educação de Carlos Magno. As origens da Escola Palatina. Aix-la- Chapelle. Paulo, o Diácono. Alcuíno de York. Extensão do conhecimento de Alcuíno. Os membros da Escola Palatina. O que era a Escola Palatina. Os frutos da Escola Palestina em termos de produção literária, teologia e escrita. A difusão das escolas e a promoção da cultura por Carlos Magno. O renascimento artístico sob Carlos Magno. A gênese do estilo românico. A morte de Carlos Magno.

01:42:05

Aula 88 - A Crise do século IX e a dissolução do Império Carolíngio

A decadência carolíngia. As causas da decadência carolíngia. As novas invasões. O nascimento do feudalismo. A Igreja entre os séculos IX e X – uma introdução. Defesa da unidade cristã pela Igreja. O reinado de Luís, o Piedoso. O Tratado de Verdun e a fragmentação do Império Carolíngio.

01:25:50

Aula 89 - As lutas dos bispos pela unidade da Europa e os papas da primeira metade do século IX

A fragilidade da união entre os netos de Carlos Magno. Tentativas pacificadoras dos bispos. A intervenção de Hincmar de Reims e do clero francês pela paz. A Igreja impede a invasão de Luís, o Germânico à França. A supremacia do espiritual sobre o temporal. A expectativa por um papado forte: Papas Estevão IV, São Pascoal, Eugênio II, Valentino, Gregório IV, Sérgio II. O saque do Vaticano em 846 e o Papa São Leão IV. O papa Bento III.

01:42:25

Aula 90 - São Nicolau Magno e os grandes papas do século IX

A ascensão de São Nicolau Magno. A pessoa do grande papa. O caso do divórcio de Lotário II. Nicolau, árbitro do Ocidente. Nicolau enquanto chefe da Igreja. O imperador Luís II. O pontificado de Adriano II. João VIII e a reforma da Igreja. As lutas de João VIII pela paz no Ocidente e pela defesa da Itália. Carlos, o Calvo e Carlos, o Gordo. João VIII e a gênese da Cristandade.

01:07:18

Aula 91 - A vida católica no século IX

Os “julgamentos de Deus”. Lutas de Agobardo de Lyon contra as superstições O esforço da Igreja pela educação dos leigos. O papel educador, legislador e civilizador da Igreja naqueles dias. Os “Espelhos dos príncipes” e a educação da nobreza. O matrimônio e a família. As práticas devocionais. A continuação da Renascença Carolíngia.

01:26:45

Aula 92 - O cisma de Fócio

O cesaropapismo bizantino, uma recapitulação. Suas manifestações nos séculos VIII e IX. A autoridade do patriarca de Constantinopla As origens do cisma de Fócio. Santo Inácio de Constantinopla. A ascensão de Fócio. A primeira intervenção de São Nicolau Magno e o início do cisma. O conciliábulo de Fócio. A epístola do Papa a Miguel III. A ascensão de Basílio I. O IV Concílio de Constantinopla. A ascensão de João VIII e o retorno de Fócio. O impacto do cisma de Fócio. Os imperadores macedônios e as guerras bizantino-árabes dos séculos IX e X.

01:23:00

Aula 93 – A Igreja e as invasões normandas.

Os povos normandos. O modo de ataque dos normandos. Panorama geral das invasões vikings. Os ataques ao continente no século IX. O cerco a Paris em 885. Os ataques às Ilhas Britânicas. Egberto de Wessex. Os combates do rei Alfredo Magno. A Igreja e as invasões normandas. Os ataques aos mosteiros. Os prejuízos causados à obra da Igreja. A fundação do ducado da Normandia

01:41:25

Aula 94 – A crise do século X.

Causas da crise. Invasões. O aprofundamento da decadência carolíngia. A degradação econômica e social. A degradação intelectual e moral. Os papas do final do século IX. Marino I. Santo Adriano III. Estêvão V. Formoso. Bonifácio VI. O Papa Estêvão VI e o Sínodo do Cadáver. Teodoro II. João IX. A decadência do clero. Panorama geral da crise do século X.

01:13:50

Aula 95 – A crise no papado entre os séculos X e XI.

Visões conflitantes sobre aquela época. A violência. Considerações gerais sobre o papado do “século de ferro”. A Era Teofilacto. Teodora e Marózia. O papa Sérgio III. João X. João XI. A influência de Alberico. Leão VII. Estevão VIII. Marino II. Agapito II. João XII. A coroação de Oto Magno. A era das disputas entre alemães e italianos. O partido imperial. João XIII. Bento VII. João XV. O notável pontificado de Silvestre II. A era dos condes de Túsculo. O terrível Bento IX.

01:08:07

Aula 96 – A reforma da Igreja – parte I – A Reforma de Cluny.

A decadência dos mosteiros no começo do século X. Guilherme da Aquitânia, São Bernão e a fundação de Cluny. Santo Odão e a fundação da Congregação de Cluny. A Abadia de Fleury. O espírito de Cluny. São Maiolo. Santo Odilo. A difusão de Cluny na França. Resistências a Cluny. A expansão de Cluny para Castela e Aragão. A expansão de Cluny na Inglaterra. São Hugo, o Grande.

01:34:55

Aula 97 - A Reforma da Igreja - parte II: A reforma do clero secular

Aspectos gerais da reforma dos séculos X e XI. Outras iniciativas de reforma monástica. São Geraldo de Brógne. São João de Vendières. São Romualdo de Ravena e fundação da Ordem Camaldulense. São João Gualberto. O impacto de Cluny. A reforma na Normandia e a na Inglaterra. São Maurício e Lanfranco da Cantuária. A Pataria em Milão. Santo Arialdo. São Pedro Damião. O Cardeal Humberto da Silva-Cândida e o problema das investiduras leigas.

01:28:09

Aula 98 – A conversão dos eslavos.

A Grande Morávia e as missões de São Cirilo e São Metódio. A conversão da Boêmia. Santa Ludmila e São Venceslau. Santo Adalberto de Praga. A conversão da Polônia. A conversão da Rússia. Santa Olga e São Vladimir.

01:29:37

Aula 99 - A conversão da Hungria e da Escandinávia

As invasões húngaras. Primeira penetração da Igreja na Hungria. O batismo de Gesa. A ascensão de Santo Estêvão. Sua elevação a rei. O governo de Santo Estêvão e a conversão dos húngaros. A Escandinávia. As missões de Santo Anscário de Hamburgo. A fé chega na Dinamarca e na Suécia. A importância de Santo Anscário para a evangelização do norte.

01:03:01

Aula 100 - A conversão da Escandinávia - parte II

A inatividade das missões no norte após a morte de Santo Anscário. O triunfo da Igreja na Dinamarca. Sueno Barba-Bifurcada. Canuto II Magno. Sueno II. São Canuto IV. A conversão da Noruega. Santo Olavo. O triunfo da Igreja na Suécia. São Siegfried.

02:33:29

Aula 101 - O Cisma do Oriente

Causas remotas do cisma. Alegações dos cismáticos sobre as causas. Resposta a essas alegações. Recapitulação do cisma de Fócio. Causas do adiamento do rompimento. O caso do quarto casamento de Leão VI, o Sábio. O antagonismo entre Roma e Constantinopla. A questão Filioque. Miguel Cerulário. A campanha antiocidental de Cerulário. A resposta do Papa Leão IX. A carta de Leão IX a Cerulário. O cardeal Humberto da Silva-Cândida e a mútua excomunhão de 1054. A consumação do cisma. Tentativas de sanar o cisma nos séculos XIII e XV.

01:36:00

Aula 102 – A Reforma Gregoriana – parte I

A fundação do Sacro Império Romano-Germânico. Oto Magno. O entendimento entre Oto III e o Papa Silvestre II. As intervenções do imperador Henrique III. O papa Gregório VI. O papa Clemente II. O quadro em que se desenrolou a Reforma Gregoriana. O que foi a Reforma Gregoriana? O pontificado de São Leão IX. Os papas reformadores. Vítor II. Estevão IX. Nicolau II. Alexandre II.

01:35:23

Aula 103 - A Reforma Gregoriana - parte II - São Gregório VII

Panorama geral da Reforma Gregoriana. Os começos de Hildebrando. A eleição de Gregório VII. A concepção de justiça de Gregório VII. Opções que se colocavam para a reforma da Igreja. O concílio romano de 1074. A resistência de Filipe I da França. A resistência no Sacro Império Romano. A resposta do papa às resistências. São Gregório VII e os outros reinos cristãos. A questão das investiduras.

01:45:34

Aula 104 - A Reforma Gregoriana - Parte III - A Guerra das Investiduras

São Gregório VII e o alvorecer da Cristandade. O problema das investiduras. O decreto de 1075 contra as investiduras laicas. O Dictatus Papae. A excomunhão e deposição de Henrique IV. Entre a excomunhão e Canossa. A penitência de Canossa. Reincidência de Henrique IV. A excomunhão de 1080. A condessa Matilde. Últimos combates de São Gregório VII. A morte de São Gregório VII. A importância de seu pontificado.

01:39:00

Aula 105 – A Reconquista Ibérica entre os séculos VIII e X.

A conquista islâmica da Espanha. Os cristãos sob domínio muçulmano entre os séculos VIII e IX. Os santos mártires de Córdoba. Santo Eulógio de Córdoba. O início da Reconquista. Dom Pelágio. A Batalha de Covadonga. O Reino da Astúrias. Afonso I. Afonso II. A descoberta da tumba de São Tiago. A Marca Hispânica e o surgimento dos estados do nordeste da Península. A Batalha de Clavijo e Santiago Matamoros. Ordonho I. Afonso III Magno. A Reconquista no século X. Ramiro II e Abderramão III. O nascimento do condado de Castela.

01:05:15

Aula 106 – A Reconquista Ibérica no século XI

A Espanha no começo do século XI. As taifas islâmicas. O reino de Leão sob Afonso V. A unificação dos reinos sob Sancho Garcês III. A ascensão de Castela, sob Fernando I Magno, e de Aragão, sob Ramiro I. O reinado de Afonso VI de Leão e Castela. A tomada de Toledo. A consolidação da ideia de Reconquista. A chegada de Cluny na Espanha. A Reforma da Igreja na Espanha do século XI.

01:16:39

Aula 107- A Paz de Deus e a pacificação da Europa

A decadência dos costumes no começo do século XI. Exemplos de Fouques Nerra e Constança de Arles. Focos de esperança na realeza e nobreza cristãs. Santo Henrique II. Santo Eduardo, o Confessor. A reforma da vida aristocrática. Adalberão de Laon e as três ordens. A Paz de Deus. A Trégua de Deus. A busca pela paz universal na Cristandade.

Aulas

01:02:45

Aula 81 - Introdução à Igreja na Era Carolíngia

01:42:20

Aula 82 - A Igreja e a ascensão da Dinastia Carolíngia

01:25:45

Aula 83 – O reinado de Carlos Magno – parte I.

01:18:41

Aula 84 – O reinado de Carlos Magno – parte II – A Restauração do Império do Ocidente.

01:17:40

Aula 85 – O reinado de Carlos Magno – parte III - A expansão do Império.

01:30:29

Aula 86 – O reinado de Carlos Magno – parte IV - O imperador e a Igreja.

01:36:10

Aula 87 – O reinado de Carlos Magno – parte V – A Renascença Carolíngia.

01:42:05

Aula 88 - A Crise do século IX e a dissolução do Império Carolíngio

01:25:50

Aula 89 - As lutas dos bispos pela unidade da Europa e os papas da primeira metade do século IX

01:42:25

Aula 90 - São Nicolau Magno e os grandes papas do século IX

01:07:18

Aula 91 - A vida católica no século IX

01:26:45

Aula 92 - O cisma de Fócio

01:23:00

Aula 93 – A Igreja e as invasões normandas.

01:41:25

Aula 94 – A crise do século X.

01:13:50

Aula 95 – A crise no papado entre os séculos X e XI.

01:08:07

Aula 96 – A reforma da Igreja – parte I – A Reforma de Cluny.

01:34:55

Aula 97 - A Reforma da Igreja - parte II: A reforma do clero secular

01:28:09

Aula 98 – A conversão dos eslavos.

01:29:37

Aula 99 - A conversão da Hungria e da Escandinávia

01:03:01

Aula 100 - A conversão da Escandinávia - parte II

02:33:29

Aula 101 - O Cisma do Oriente

01:36:00

Aula 102 – A Reforma Gregoriana – parte I

01:35:23

Aula 103 - A Reforma Gregoriana - parte II - São Gregório VII

01:45:34

Aula 104 - A Reforma Gregoriana - Parte III - A Guerra das Investiduras

01:39:00

Aula 105 – A Reconquista Ibérica entre os séculos VIII e X.

01:05:15

Aula 106 – A Reconquista Ibérica no século XI

01:16:39

Aula 107- A Paz de Deus e a pacificação da Europa

Aulas

01:02:45

Aula 81 - Introdução à Igreja na Era Carolíngia

Apresentação resumida do conteúdo do terceiro módulo.

01:42:20

Aula 82 - A Igreja e a ascensão da Dinastia Carolíngia

A mudança no quadro político europeu no século VIII. O papado e a Itália. A era dos “prefeitos do palácio” entre os francos. Pepino de Herstal. Ascensão de Carlos Martel. As invasões islâmicas na Gália. A invasão de 732 e a Batalha de Poitiers. Carlos Martel, São Bonifácio e os Papas. O reino de Pepino, o Breve. O Papa Estevão II. A Doação de Pepino e a fundação dos Estados Papais.

01:25:45

Aula 83 – O reinado de Carlos Magno – parte I.

Quem era Carlos Magno. Sua ascensão. A conquista do reino lombardo. O Papa Estevão III. O importante pontificado de Adriano I. O auxílio de Carlos Magno ao Papa Leão III.

01:18:41

Aula 84 – O reinado de Carlos Magno – parte II – A Restauração do Império do Ocidente.

A ideia imperial e a fé católica. A sobrevivência da ideia imperial. Precedentes da ideia imperial na época de Carlos Magno. O Natal de 800: a coroação imperial de Carlos Magno. A reação bizantina. O que significava o novo Império? O fundamento do Império Romano restaurado.

01:17:40

Aula 85 – O reinado de Carlos Magno – parte III - A expansão do Império.

O novo Império Romano do Ocidente. A conquista da Baviera. A guerra contra os ávaros. A conquista da Saxônia. Campanhas contra os eslavos. Carlos Magno e o Califado Abássida. Carlos Magno na Reconquista Ibérica. A cilada de Ronscesvales. A fundação da Marca Hispânica. Luzes e sombras nas conquistas de Carlos Magno.

01:30:29

Aula 86 – O reinado de Carlos Magno – parte IV - O imperador e a Igreja.

Interferências de Carlos Magno nas questões eclesiásticas. Imensos benefícios que a Igreja hauriu no governo de Carlos Magno. Os usos religiosos no tempo de Carlos Magno. A difusão do rito romano. Melhoria da situação moral no tempo de Carlos Magno. Leis sociais de Carlos Magno. Desabrochar urbano. As Dietas Imperiais. A gênese do feudalismo.

01:36:10

Aula 87 – O reinado de Carlos Magno – parte V – A Renascença Carolíngia.

A obra reformadora de São Bonifácio. A educação de Carlos Magno. As origens da Escola Palatina. Aix-la- Chapelle. Paulo, o Diácono. Alcuíno de York. Extensão do conhecimento de Alcuíno. Os membros da Escola Palatina. O que era a Escola Palatina. Os frutos da Escola Palestina em termos de produção literária, teologia e escrita. A difusão das escolas e a promoção da cultura por Carlos Magno. O renascimento artístico sob Carlos Magno. A gênese do estilo românico. A morte de Carlos Magno.

01:42:05

Aula 88 - A Crise do século IX e a dissolução do Império Carolíngio

A decadência carolíngia. As causas da decadência carolíngia. As novas invasões. O nascimento do feudalismo. A Igreja entre os séculos IX e X – uma introdução. Defesa da unidade cristã pela Igreja. O reinado de Luís, o Piedoso. O Tratado de Verdun e a fragmentação do Império Carolíngio.

01:25:50

Aula 89 - As lutas dos bispos pela unidade da Europa e os papas da primeira metade do século IX

A fragilidade da união entre os netos de Carlos Magno. Tentativas pacificadoras dos bispos. A intervenção de Hincmar de Reims e do clero francês pela paz. A Igreja impede a invasão de Luís, o Germânico à França. A supremacia do espiritual sobre o temporal. A expectativa por um papado forte: Papas Estevão IV, São Pascoal, Eugênio II, Valentino, Gregório IV, Sérgio II. O saque do Vaticano em 846 e o Papa São Leão IV. O papa Bento III.

01:42:25

Aula 90 - São Nicolau Magno e os grandes papas do século IX

A ascensão de São Nicolau Magno. A pessoa do grande papa. O caso do divórcio de Lotário II. Nicolau, árbitro do Ocidente. Nicolau enquanto chefe da Igreja. O imperador Luís II. O pontificado de Adriano II. João VIII e a reforma da Igreja. As lutas de João VIII pela paz no Ocidente e pela defesa da Itália. Carlos, o Calvo e Carlos, o Gordo. João VIII e a gênese da Cristandade.

01:07:18

Aula 91 - A vida católica no século IX

Os “julgamentos de Deus”. Lutas de Agobardo de Lyon contra as superstições O esforço da Igreja pela educação dos leigos. O papel educador, legislador e civilizador da Igreja naqueles dias. Os “Espelhos dos príncipes” e a educação da nobreza. O matrimônio e a família. As práticas devocionais. A continuação da Renascença Carolíngia.

01:26:45

Aula 92 - O cisma de Fócio

O cesaropapismo bizantino, uma recapitulação. Suas manifestações nos séculos VIII e IX. A autoridade do patriarca de Constantinopla As origens do cisma de Fócio. Santo Inácio de Constantinopla. A ascensão de Fócio. A primeira intervenção de São Nicolau Magno e o início do cisma. O conciliábulo de Fócio. A epístola do Papa a Miguel III. A ascensão de Basílio I. O IV Concílio de Constantinopla. A ascensão de João VIII e o retorno de Fócio. O impacto do cisma de Fócio. Os imperadores macedônios e as guerras bizantino-árabes dos séculos IX e X.

01:23:00

Aula 93 – A Igreja e as invasões normandas.

Os povos normandos. O modo de ataque dos normandos. Panorama geral das invasões vikings. Os ataques ao continente no século IX. O cerco a Paris em 885. Os ataques às Ilhas Britânicas. Egberto de Wessex. Os combates do rei Alfredo Magno. A Igreja e as invasões normandas. Os ataques aos mosteiros. Os prejuízos causados à obra da Igreja. A fundação do ducado da Normandia

01:41:25

Aula 94 – A crise do século X.

Causas da crise. Invasões. O aprofundamento da decadência carolíngia. A degradação econômica e social. A degradação intelectual e moral. Os papas do final do século IX. Marino I. Santo Adriano III. Estêvão V. Formoso. Bonifácio VI. O Papa Estêvão VI e o Sínodo do Cadáver. Teodoro II. João IX. A decadência do clero. Panorama geral da crise do século X.

01:13:50

Aula 95 – A crise no papado entre os séculos X e XI.

Visões conflitantes sobre aquela época. A violência. Considerações gerais sobre o papado do “século de ferro”. A Era Teofilacto. Teodora e Marózia. O papa Sérgio III. João X. João XI. A influência de Alberico. Leão VII. Estevão VIII. Marino II. Agapito II. João XII. A coroação de Oto Magno. A era das disputas entre alemães e italianos. O partido imperial. João XIII. Bento VII. João XV. O notável pontificado de Silvestre II. A era dos condes de Túsculo. O terrível Bento IX.

01:08:07

Aula 96 – A reforma da Igreja – parte I – A Reforma de Cluny.

A decadência dos mosteiros no começo do século X. Guilherme da Aquitânia, São Bernão e a fundação de Cluny. Santo Odão e a fundação da Congregação de Cluny. A Abadia de Fleury. O espírito de Cluny. São Maiolo. Santo Odilo. A difusão de Cluny na França. Resistências a Cluny. A expansão de Cluny para Castela e Aragão. A expansão de Cluny na Inglaterra. São Hugo, o Grande.

01:34:55

Aula 97 - A Reforma da Igreja - parte II: A reforma do clero secular

Aspectos gerais da reforma dos séculos X e XI. Outras iniciativas de reforma monástica. São Geraldo de Brógne. São João de Vendières. São Romualdo de Ravena e fundação da Ordem Camaldulense. São João Gualberto. O impacto de Cluny. A reforma na Normandia e a na Inglaterra. São Maurício e Lanfranco da Cantuária. A Pataria em Milão. Santo Arialdo. São Pedro Damião. O Cardeal Humberto da Silva-Cândida e o problema das investiduras leigas.

01:28:09

Aula 98 – A conversão dos eslavos.

A Grande Morávia e as missões de São Cirilo e São Metódio. A conversão da Boêmia. Santa Ludmila e São Venceslau. Santo Adalberto de Praga. A conversão da Polônia. A conversão da Rússia. Santa Olga e São Vladimir.

01:29:37

Aula 99 - A conversão da Hungria e da Escandinávia

As invasões húngaras. Primeira penetração da Igreja na Hungria. O batismo de Gesa. A ascensão de Santo Estêvão. Sua elevação a rei. O governo de Santo Estêvão e a conversão dos húngaros. A Escandinávia. As missões de Santo Anscário de Hamburgo. A fé chega na Dinamarca e na Suécia. A importância de Santo Anscário para a evangelização do norte.

01:03:01

Aula 100 - A conversão da Escandinávia - parte II

A inatividade das missões no norte após a morte de Santo Anscário. O triunfo da Igreja na Dinamarca. Sueno Barba-Bifurcada. Canuto II Magno. Sueno II. São Canuto IV. A conversão da Noruega. Santo Olavo. O triunfo da Igreja na Suécia. São Siegfried.

02:33:29

Aula 101 - O Cisma do Oriente

Causas remotas do cisma. Alegações dos cismáticos sobre as causas. Resposta a essas alegações. Recapitulação do cisma de Fócio. Causas do adiamento do rompimento. O caso do quarto casamento de Leão VI, o Sábio. O antagonismo entre Roma e Constantinopla. A questão Filioque. Miguel Cerulário. A campanha antiocidental de Cerulário. A resposta do Papa Leão IX. A carta de Leão IX a Cerulário. O cardeal Humberto da Silva-Cândida e a mútua excomunhão de 1054. A consumação do cisma. Tentativas de sanar o cisma nos séculos XIII e XV.

01:36:00

Aula 102 – A Reforma Gregoriana – parte I

A fundação do Sacro Império Romano-Germânico. Oto Magno. O entendimento entre Oto III e o Papa Silvestre II. As intervenções do imperador Henrique III. O papa Gregório VI. O papa Clemente II. O quadro em que se desenrolou a Reforma Gregoriana. O que foi a Reforma Gregoriana? O pontificado de São Leão IX. Os papas reformadores. Vítor II. Estevão IX. Nicolau II. Alexandre II.

01:35:23

Aula 103 - A Reforma Gregoriana - parte II - São Gregório VII

Panorama geral da Reforma Gregoriana. Os começos de Hildebrando. A eleição de Gregório VII. A concepção de justiça de Gregório VII. Opções que se colocavam para a reforma da Igreja. O concílio romano de 1074. A resistência de Filipe I da França. A resistência no Sacro Império Romano. A resposta do papa às resistências. São Gregório VII e os outros reinos cristãos. A questão das investiduras.

01:45:34

Aula 104 - A Reforma Gregoriana - Parte III - A Guerra das Investiduras

São Gregório VII e o alvorecer da Cristandade. O problema das investiduras. O decreto de 1075 contra as investiduras laicas. O Dictatus Papae. A excomunhão e deposição de Henrique IV. Entre a excomunhão e Canossa. A penitência de Canossa. Reincidência de Henrique IV. A excomunhão de 1080. A condessa Matilde. Últimos combates de São Gregório VII. A morte de São Gregório VII. A importância de seu pontificado.

01:39:00

Aula 105 – A Reconquista Ibérica entre os séculos VIII e X.

A conquista islâmica da Espanha. Os cristãos sob domínio muçulmano entre os séculos VIII e IX. Os santos mártires de Córdoba. Santo Eulógio de Córdoba. O início da Reconquista. Dom Pelágio. A Batalha de Covadonga. O Reino da Astúrias. Afonso I. Afonso II. A descoberta da tumba de São Tiago. A Marca Hispânica e o surgimento dos estados do nordeste da Península. A Batalha de Clavijo e Santiago Matamoros. Ordonho I. Afonso III Magno. A Reconquista no século X. Ramiro II e Abderramão III. O nascimento do condado de Castela.

01:05:15

Aula 106 – A Reconquista Ibérica no século XI

A Espanha no começo do século XI. As taifas islâmicas. O reino de Leão sob Afonso V. A unificação dos reinos sob Sancho Garcês III. A ascensão de Castela, sob Fernando I Magno, e de Aragão, sob Ramiro I. O reinado de Afonso VI de Leão e Castela. A tomada de Toledo. A consolidação da ideia de Reconquista. A chegada de Cluny na Espanha. A Reforma da Igreja na Espanha do século XI.

01:16:39

Aula 107- A Paz de Deus e a pacificação da Europa

A decadência dos costumes no começo do século XI. Exemplos de Fouques Nerra e Constança de Arles. Focos de esperança na realeza e nobreza cristãs. Santo Henrique II. Santo Eduardo, o Confessor. A reforma da vida aristocrática. Adalberão de Laon e as três ordens. A Paz de Deus. A Trégua de Deus. A busca pela paz universal na Cristandade.

BIBLIOGRAFIA DO MÓDULO

BIBLIOGRAFIA DO MÓDULO

BIBLIOGRAFIA DO MÓDULO

BIBLIOGRAFIA DO MÓDULO

A Igreja Medieval

OBS 1: as obras assinaladas com * encontram-se em português. OBS 2: para nossas considerações sobre as obras de caráter geral, consultar a Bibliografia do Módulo I. Dentre as obras de caráter geral, a “Histoire Ecclesiastique”, do padre Fleury, tomos 5 a 9 (que abrange de 395 a 794, para os “tempos bárbaros”) e tomos 10 a 13 (794 a 1099, para os “tempos carolíngios); e também a “Histoire Universelle de l’Église Catholique”, do padre Rohrbacher, tomos 7 a 11 (para os “tempos bárbaros”) e 11 a 14 (para os “tempos carolíngios”).

Da “Histoire generale de l’Église”, do padre Boulenger, a segunda parte do tomo III (sobre a Igreja e o Império cristão) e todo o tomo IV (que vai desde a queda do Império Romano do Ocidente até São Gregório VII).

Da “Histoire generale de l’Église”, de Bérault-Bercastel, os tomos II (378 a 527), III (527 a 858) e IV (858 a 1123).

Da “Histoire de L’Église” do cardeal Hergenröther, a segunda parte do tomo II (que examina a história católica desde Constantino até Carlos Magno), e os primeiros capítulos do tomo III (que se ocupa do período que se estende do surgimento do Islã a Bonifácio VIII).

Da “Historia de la Iglesia Catolica”, dos padres Villoslada, Llorca e Montalban, as partes V e VI do tomo I (para “os tempos bárbaros”) e a parte I do tomo II (para os “tempos carolíngios”).

Ainda, “A Igreja dos Tempos Bárbaros”,* de Daniel-Rops, para ambos os períodos, e o 1o volume da “História da Santa Igreja”,* do padre Alfredo Sáenz.

Do “Manual de Historia de La Iglesia”, de Jedin, com os cuidados apontados na Bibliografia do Módulo I, os tomos II (para “os tempos bárbaros”) e III (para os “tempos carolíngios”).

Os tomos 2 a 6 da “Histoire des concilies”, de Hefele. Os concílios ecumênicos do período estudado são examinados em seu tomo 2 (Concílio de Éfeso), tomo 3 (Concílio de Calcedônia e II Concílio de Constantinopla), tomo 4 (III Concílio de Constantinopla), tomo 5 (II Concílio de Niceia) e tomo 6 (III Concílio de Constantinopla). A obra de Hefele, ademais, é uma fonte excelente para o estudo do papado nos tempos bárbaros e da Igreja merovíngia.

Recomendamos ainda os tomos I e II de “L’Église et la Civilizatin au Moyen Age”, de Gustav Schnürer, o primeiro abrangendo desde a queda do Império Romano até Carlos Magno, e o segundo, desde a decadência Carolíngia até o apogeu da Cristandade. Igualmente, “L’eglise de l’antiquite tardive (303-604)” de Henri-Irénée Marrou, e os capítulos iniciais de “Les Papes et la France”, do padre Michek Viot.

Ainda, os capítulos finais de a “Formação da Cidade Cristã”,* de Rúben Calderón Bouchet, e os capítulos intermediários de “El Reino de Dios II, La Iglesia y el Orden Político”, do padre Álvaro Calderón.

Para história medieval geral, os vários volumes do “Entretiens sur l'histoire du moyen âge”, de Jules Zeller; o tomo I da “História da Europa”,* de João Ameal; “A Sociedade Feudal”,* de Marc Bloch; os três volumes da “História dos Reinos Bárbaros”,* e “O Mundo Feudal, Acontecimentos Políticos”,* ambos de Mário Curtis Giordani.

Para os primeiros séculos da Idade Média, “O fim do Mundo Antigo e o princípio da Idade Média”,* e “Le Naissance de la France”, ambos de Ferdinand Lot.

A respeito das invasões bárbaras, “Les Barbares: des Grandes Invasions aux Conquètes Turques du XIo Siècle”, de Louis Halphen; e “As invasões bárbaras”,* de Pierre Riché.

A bibliografia a respeito de Santo Agostinho é vastíssima. De sua obra, são essenciais: “As Confissões”,* “Solilóquios”,* “A vida feliz”,* “A Cidade de Deus”,* “A Graça”.* A seu respeito, são relevantes “A vida de Agostinho”,* escrita por Possídio, um de seus alunos; “Saint Augustin”, de Ivan Gobry; “Initiation a La Philipophie de Saint Augustin”, de Fulbert Cayré; “Introdução ao Estudo de Santo Agostinho”,* de Étienne Gilson; “Agostinho – o Homem, o Pastor e o Místico”,* de Augustin Trapé; “Santo Agostinho e Agostinismo”,* de Henri-Irénée Marrou; e os capítulos finais de “Cristianismo e Cultura Clássica”,* de Thomas Noris Cochrane.

Para os Padres da Igreja entre os séculos V a VIII, a “Patrologia”,* de Quasten e do Institutum Angelicum Augustinianum: os capítulos finais dos volumes 3 (a era de ouro da Patrística grega), e do volume 4 (a era de ouro da Patrística latina) e os volumes 5 (os Padres Latinos, do Concílio de Calcedônia a São Beda) e 6 (os Padres Orientais, do Concílio de Calcedônia a São João Damasceno).

Também sobre Patrologia, o “Curso de Patrologia”,* do padre João Batista Insuelas; a “Patrologia”,* de Altaner e Stuiber; o tomo I da “Patrologie et Histoire de La Théologie”, de Cayré. Recomenda-se, ademais, o volume I da “História da Filosofia”,* de Dario Antiseri e de Giovanni Reale, o volume I da “Uma História da Filosofia”,* do padre Copleston; e o volume II da “História da Filosofia”,* do padre Thonnard.

Para a conversão dos bárbaros, as fontes primárias são a “História dos francos”, de São Gregório de Tours; a “História dos Godos”, de Santo Isidoro de Sevilha; a “História Eclesiástica do Povo Inglês”, de São Beda, o Venerável; a “História dos Lombardos”; de Paulo, o Diácono; a “Vida de São Wilibrodo”, de Alcuíno; as “Vidas de Bonifácio”, de Willibald e de Radboud de Utrech; a “Vida de Santo Anscário”, de Rimberto de Hamburgo; a “Gesta Hammaburgensis”, de Adam de Bremen; e a “Chronica Slavorum”, de Helmold von Bosau, que relata a evangelização pelos alemães dos territórios eslavos e saxões desde o reinado de Carlos Magno até cerca de 1172.

Também sobre a conversão dos bárbaros, os primeiros capítulos de “Histoire religieuse de la France”, de Georges Goyau; a “Vie de Saint Patrice”, de Joseph Dunn; “Saint Colomban”, do padre Eugenio Martin “L’Anglaterre chrétienne avant les normands”, de Fernand Cabrol; “Saint Boniface”, biografia do grande santo escrita por G. Kurth; e o tomo I da “Historia de la Iglesia em España”, de Ricardo Villoslada.

Sobre a prática da religião nos tempos bárbaros, “La vie religieuse em France au Moyen Age”, de B. Merdrignac.

No que se refere à vida monástica nos tempos bárbaros: “A vida e os milagres de São Bento”,* de São Gregório Magno; os tomos II e III do “Les Moines en Occidente”, de Ivan Gobry; a “Histoire de l’ordre de S. Benoît”, de Filibertz Schmitz; e “L’ordre monastique des origines au Xiième século”, de U. Berlière.

Para a história do papado, além do “Liber Pontificalis”, o primeiro e o segundo volumes da “Histoire de la Papauté”, de Henrion; o tomos I e II da “História dos papas”,* de Castiglione e Saba; e “Los papas”, de Antonino Lopes. Quanto às obras “Santos e Pecadores. História dos Papas”, de Eamon Duffy e do “Dicionário Enciclopédico dos Papas”,* de Battista Mondin, ver considerações a seu respeito na bibliografia do Modulo I.

Sobre os pontificados de São Leão Magno e de São Gregório Magno, respectivamente “Histoire du pontificat de Saint Leon le Grand” e “Histoire du pontificat de S. Gregoire le Grand”, ambos de Louis Maimbourg.

Sobre a Reforma Gregoriana e São Gregório VII, “O Livro de Gomorra”, de São Pedro Damião; “St. Grégoire VII et La Réforme de l’Église ao XIe siècle”, do padre Delarc; “Les papes do XI século et la Chretienté”, de Jules Gay; “Réforme Grégoirienne”, de A. Fliche; e o referencial “Saint Gregoire VII”, de H. X. Arquillière.

Sobre o papel desempenhado pela Igreja ao lançar as bases da civilização europeia, assim como sobre a preservação das letras nos tempos bárbaros, as obras de Boécio, sobretudo “A Consolação da Filosofia”,* e as “Institutiones”* de Cassiodoro. Também “Los creadores de Europa”, de Luis Suárez Fernández, onde é examinado o impacto civilizacional de São Bento, São Gregório Magno, Santo Isidoro e São Bonifácio; “Education et culture dans l'Occident barbare: VIe - VIIIe siècle”, de Pierre Riché, os capítulos iniciais da “História da educação na Idade Média”,* de Ruy Afonso da Costa Nunes; e de “O Despertar da Europa”,* de Philippe Wolff.

Para os sucedidos na Igreja no Oriente entre os séculos IV e V, as principais fontes são as “Histórias Eclesiásticas” de Sozomeno (até 425), Sócrates (até 439) e Teodoreto (até 428).

Sobre o Império Bizantino e sobre a Igreja no Oriente, com suas controvérsias e seus cismas, “A Civilização Bizantina”,* e “A Teocracia Bizantina”,* ambos de Steven Runciman; “Saint Jean Crysostome”, de Aimé Puech; “Nestorius et la controverse nestorienne”, de M. Jugie; “Voyage au pays des monastères byzantines”, de Varille; e, sobre o Cisma do Oriente; “Le schisme oriental du XIe siècle”, de Louis Bréhier.

Recomenda-se, ainda, dentre as obras dos Padres orientais do final da era patrística, o estudo dos “Escritos Espirituais”,* de São Doroteu de Gaza; de “A Santa Escada”,* de São João Clímaco; e das obras de São João Damasceno, em especial “Da Fé Ortodoxa” e “Contra a heresia iconoclasta”.*

Sobre as heresias, o “Dictionnaire des hérésies, des erreurs et des schismes”, de J. J. Claris; e os capítulos iniciais de “História das heresias e suas refutações”,* de Santo Afonso de Ligório.

Sobre Carlos Magno e o Império Carolíngio, a “Vita Caroli Magni”, escrita por Eginhardo, colaborador próximo do imperador; “Carlos Magno”,* de Jean Favier; “Carlos Magno e o Império Carolíngio”,* de Louis Halphen; “Carlos Magno e a restauração da educação”,* de James Bass Mullinger; “Maomé e Carlos Magno”,* de Henri Pirenne; o importante “L'Empire carolingien VIIIe - IXe siècles”, de Pierre Riché; os capítulos iniciais de “L’idée d’Empire em Occident”, de Robert Folz; e, ainda, “L’empire carolingien, ses origines et ses transformações”, de Arthur Jean Kleinclausz.

Sobre Cluny e a reforma cluniacense, a “Histoire de l’ordre de Cluny”, de Henri Pignot; “L’Église au poder des laïques: (888-1057)”, de Emile Amann; a biografia de Santo Odilo, intitulada “Saint Odilon, abbé de Cluny: sa vie, son temps, ses oeuvres (962-1049)”, de Pierr Jardet; e a biografia de São Hugo, “Vie de Saint Hugues, abbé de Cluny, 1024-1109”, de Alber l’Huillier.

Sobre a Igreja na Península Ibérica entre os séculos VIII e XI, a “Vita Eulogii”, famosa biografia de Santo Eulógio, escrita por Álvaro de Córdoba; as importantes “Crônicas de Afonso III”, em suas duas versões; o tomo II da “Historia de la Iglesia em España”, de Ricardo Garcia Villoslada; também o suscinto “La Cruzada del Sur”, de Juan Antonio Cebrian; o volumoso “Historia da España en Edad Media”, de Luis Suárez Fernandez; e “Al-Andalus contra España: La forja del mito”, de Serafin Fanjul.

Sobre a arte cristã, o volume 1 da “Histoire de l’Art”, coordenada por Emile Mâle; “L’art chrétien, son développement iconographique des origines à nos jours”, de Louis Bréhier; e “Arte do Ocidente: a Idade Média Românica e Gótica”,* de Henri Focillon.

Sobre a Igreja e a escravidão, ainda “Les Esclaves chrétiens depuis les premiers tempos de L’Église”, de Paul Allard, e “A Igreja Católica e a escravidão”,* do padre James Balmes.

Cardeal Barônio Educação LTDA

CNPJ 45.780.200/0001-42

Todos os direitos reservados

Cardeal Barônio Educação LTDA

CNPJ 45.780.200/0001-42

Todos os direitos reservados

Cardeal Barônio Educação LTDA

CNPJ 45.780.200/0001-42

Todos os direitos reservados