Campanha editorial
O Cisma do Ocidente
O Cisma foi um sintoma da acelerada decadência da Cristandade Medieval no final do século XIV e ajudou a preparar o caminho para a dissolução da ordem católica na Europa. Esse é um tema que merece ser estudado de modo sério e aprofundado. Ajude-nos a trazer para o Brasil a bibliografia referencial sobre o O Cisma do Ocidente em uma campanha de financiamento coletivo que abriremos em breve. Inscreva-se na lista de espera para não perder:
Ao enviar o formulário, aceito receber mensagens da Escola de História da Igreja por WhatsApp e e-mail.
Conheça a obra que iremos publicar:
Louis Salembier - O Cisma do Ocidente
Esta obra do Padre e historiador Louis Salembier é um estudo amplo e aprofundado a respeito do Cisma do Ocidente, o período de quase 40 anos em que um Papa e um Antipapa disputavam o trono de Pedro: um em Roma e outro em Avignon. A Cristandade inteira se dividiu a respeito de quem seria o Papa legítimo.

Sobre o autor
Louis Salembier (1849–1913) foi um padre francês, historiador da Igreja e professor na Universidade Católica de Lille.
Por que estudar o Cisma do Ocidente?
Quando se pensa nos fatores que levaram à dissolução da Cristandade, geralmente se pensa no Protestantismo, na Renascença, na insubordinação dos príncipes cristãos em relação ao Papado… Mas a tudo isso precederam dissensões graves na própria Hierarquia da Igreja que a enfraqueceram e abriram caminho para a instalação de uma nova ordem. Uma dessas dissensões foi o Cisma do Ocidente, que enfraqueceu o prestígio e a influência do Papado sobre todas as nações cristãs. Compreender este episódio é essencial para entender os caminhos que levaram ao mundo moderno.






